Desafio Gamer 250 Dias – Dia 4

1611

Dia 4 – Um game que você saiba a história toda

Half-life (o primeiro) é provavelmente o jogo que acabei mais vezes, não tenho sequer ideia das vezes que o acabei. Portanto acho que é a escolha ideal para o desafio de hoje porque tenho a certeza que sei a história toda do jogo. Lançado no longinquo ano de 1998 pela produtora Valve e usando uma versão muito modificada do motor de Quake a que a produtora acabou por chamar GoldSrc. Half-Life recebeu vários prémios incluindo o melhor do ano e acabou por revolucionar o jogos do género.

A história começa com o protagonista Gordon Freeman, um cientista de 27 anos e especialista em Física Teórica, a chegar ao seu trabalho. Um complexo secreto do governo a que chamam Black Mesa. Aqui, vários cientistas conduzem experiências com um material desconhecido, uma espécie de cristal. Mas uma dessas experiências desencadeia, sem percebemos bem como, uma série de reacções inesperadas com explosões e portais directos para um planeta de nome Xen. Os habitantes deste planeta acabam por atravessar os portais e começam a dizimar todos os cientistas que se cruzam no seu caminho.
Gordon Freeman tenta agora sobreviver, não só aos Xen, como também aos soldados especiais que entretanto foram enviados pelo governo para eliminar todas as testemunhas do acidente que acabara de ocorrer.

Durante o jogo podemos contar com alguns seguranças e cientistas da Black Mesa para nos auxiliar, os cientistas por exemplo abrem as portas protegidas por biometria e os seguranças dão uma excelente ajuda nos tiroreios, mas como devem calcular, não têm tanta experiência como os soldados. Como não podia faltar, temos um vasto arsenal disponível para eliminar todas as ameaças que encontramos.

Um ano depois a produtora lançou Half-Life: Opposing Force, um jogo que mostra todos os acontecimentos de Half-Life pelos olhos dos soldados, onde o nosso objectivo é bastante simples: capturar e eliminar Gordon Freeman!
Em 2001 saiu Half-Life: Blue Shift e aqui assumimos o papel de Barney, um dos seguranças do primeiro Half-Life. Todas estas expansões decorrem na mesma linha temporal do primeiro jogo.
Se estão interessados de Half-Life, vão gostar de saber que já a partir do dia 16 deste mês, ficará disponível para download Black Mesa. Um mod que recria por completo o primeiro jogo da série com gráficos do Half-Life 2. Tudo devido ao grande empenho de fãs da série. Tudo de forma gratuita, só precisam de ter o HL2.

O mais notável em Half-Life é como a produtora conseguiu contar uma excelente história num jogo de acção. No fim, Freeman acaba por salvar toda a humanidade e a Valve por revolucionar os FPS, criando um dos melhores jogos que existe e que terão prazer de jogar.
Já agora, caso saibam quem é o G-Man, não hesitem em me dizer nos comentários. Aceitam-se especulações e teorias!

Se não perceberam o desafio leiam aqui a explicação.