Desafio Gamer 250 Dias: Dia 19 – LittleBigPlanet

1586

Dia 19 – Um game que você jogaria agora (ou está jogando)

Era capaz de agora ir jogar um pouco FTL, mas como escrevi a análise hoje decidi falar de LittleBigPlanet, que recebi ontem para a PS Vita. O que posso dizer? É mais um franchise de sucesso nas consolas PlayStation, um jogo de plataformas super divertido e com a possibilidade de usar o seu editor de níveis pra criar não só novos níveis, como também autênticos jogos que colocam de lado a principal personagem do jogo.

LittleBigPlanet viu a luz do dia em 2008 e sou sincero, não tinha qualquer intenção de o comprar, mas assim que experimentei o jogo numa loja da Fnac, não pensei duas vezes, peguei no jogo e fui directo para casa. 
A produtora investiu todo o desenvolvimento no editor e depois de feito, criou os níveis da campanha usando esse mesmo editor que vem incluído no jogo. O potencial desta ferramenta é enorme e permite que toda comunidade crie os seus níveis e partilhe na internet para qualquer um que tenha o jogo. Hoje em dia já são mais de 6 milhões de níveis criados pela comunidade. Claro que há uns bons e outros maus, mas mesmo decidam jogar todos, iriam demorar anos para os concluir, é quase um jogo interminável.  Alguns níveis recriam jogos famosos como Super Mario, Plants Vs Zombies ou até Space Invaders.
O seu sucesso da personagem foi de tal forma que se falou em tornar o simpático sackboy na mascote da ps3.

Em 2011 saiu a sequela com um editor ainda melhor que permitia criar jogos e nao uns meros níveis e este mês sai para a vita a versao portatil de LittleBigPlanet com tudo o que já falei e com adição dos controlos touch da consola. Usar o editor nunca foi tão intuitivo e agora podemos resolver puzzles com a ajuda do nosso indicador. Mas as novidades não ficam por aqui, é possível ligar LBP2 com a versão da Vita em Crossplay, fazendo uma mistura atraente entre as diferentes jogabilidade e tirar partido de dois ecrãs, teleportando o Sackboy entre ecrãs.

LBP é mais um dos jogos que eu recomendo para qualquer possuidor de uma consola PlayStation, é excelente para jogar com pequenos e graúdos usando o modo cooperativo que pode ir até 4 jogadores, sejam eles online ou localmente. Adiciono ainda que LBP está para a PlayStation como Super Mario esta para a Nintendo…

Se não perceberam o desafio leiam aqui a explicação.