Adrenalina minimalista em art of rally

82

Preparem-se para ligar os motores pois um novo jogo de corridas está no horizonte! Chama-se art of rally e está a ser desenvolvido pela Funselektor Labs, a mesma produtora independente que nos trouxe Absolute Drift. 

Neste novo jogo de rally com um estilo característico low-poly, o jogador terá a oportunidade de pilotar mais de 50 máquinas clássicas que farão parte de 6 categorias diferentes (anos 60, anos 70, anos 80, Grupo B, Grupo S e Grupo A), em 60 etapas divididas por 5 locais icónicos do desporto como Finlândia, Alemanha, Sardenha, Noruega e Japão! 

Em termos de jogabilidade, art of rally tem um sistema de físicas único que permitirá que cada carro e cada categoria sejam únicos em termos de condução. Também tem um sistema de danos (como problemas na direcção e/ou de motor) que aumenta, não só o desafio do jogo, como exacerba a autenticidade na representação do desporto motorizado. Estes dois sistemas, juntamente com os diferentes tipos de meteorologia permitirão, assim, que até a mesma etapa jogada em vezes diferentes tenha de ser encarada de forma diferente.

O que diferencia este título de outros mais realistas como DiRT (pela Codemasters) ou WRC (pela Kylotonn), os dois mais recentes títulos nesta disciplina motorizada, é a decisão técnica de substituir as instruções tradicionais do co-piloto por uma câmara inteligente, com perspectiva vertical que seguirá o carro do jogador e que se ajustará às velocidades das máquinas de forma a permitir ver o percurso e os obstáculos que irão aparecendo ao longo da mesmo. Vejam em baixo o jogo em acção: 

Felizmente não precisamos de dar muitas asas à imaginação para saber como será jogar art of rally uma vez que que foi disponibilizada uma demonstração pela Funskeletor Labs! Esta demo contém um etapa em Haapajärvi na Finlândia (com a possibilidade de poder ser invertida) e dois carros para poder atacar este percurso. São eles o “the esky v1” (baseado no Ford Escort Mk1) e o “the 4r6” (baseado no MG Metro 6R4). Apesar de ser apenas uma etapa, existem algumas variantes, como a altura do dia ou alterações meteorológicas, entre chuva e até nevoeiro, que tornam a repetição do mesmo percurso uma experiência diferente! 

Na demonstração apenas é possível fazer etapa única, como descrito acima, mas através dos menus é possível constatar que existirá na versão final um modo carreira, contra-relógio, rally personalizado, eventos online e um modo free roam que permitirá andar em percursos livremente. Neste modo, o objectivo é coleccionar diversos itens, como cassetes ou as letras R-A-L-L-Y, que estarão espalhados pelo mapa.

Se pegarem na demo, constatarão que são os pequenos detalhes neste título que impressionam e trazem vida ao jogo. São os efeitos visuais e sonoros quando existe um problema com o carro ou a forma como as poças água reduzem a aderência dos pneus no solo ou mesmo as multidões de adeptos perto das curvas e saltos e que se afastam quando o carro se aproxima em alta velocidade. Da nossa experiência, obtivemos uma impressão bastante positiva da demonstração do art of rally, existindo ainda muito por explorar e ver. Mal podemos esperar pela versão final do jogo! 

Se ficaram interessados e gostariam de levantar um pouco de pó antes do lançamento do título, poderão descarregar a demonstração gratuitamente na página oficial do Steam. 

art of rally chegará a 23 de Setembro para já apenas para PC.