Adeus Xbox 360, missão cumprida!

2131

A Microsoft anunciou a descontinuidade da produção da Xbox 360. Com a sua irmã mais nova a vingar na actual geração, a X360 continuará a ser suportada ao nível do Xbox Live, mas chega ao fim a sua notável carreira que nos trouxe inúmeras horas de diversão.

Em Novembro do ano passado celebrou 10 anos de inovação, de rompimento de barreiras e de muitos e bons títulos exclusivos e não só. Para muitos, a Xbox 360 esteve na vanguarda das inovações em consolas de videojogos, chegando mesmo a superar os dispositivos rivais em vários níveis.

Ao longo destes 10 anos, a X360 recebeu diversos modelos, alguns com problemas, outros com virtudes, mas o conceito em si nunca mudou. E pode-se dizer que nada vai mudar mesmo, uma vez que Xbox One herda muitas das qualidades da X360 e ainda por cima consegue correr jogos da X360 no programa de retrocompatibilidade.

Numa mensagem cheia de orgulho de Phil Spencer na página oficial da Xbox, recordam-se os franchises exclusivos de sucesso como Gears of War e Halo ou até dispositivos inovadores como o Kinect e actualizações de menu e interface. E os dados são impressionantes com “78 milhões de horas de jogo, mais de 486 milhões de gamerscore e 27 mil milhões de achievements conquistados em mais de 25 mil milhões de horas gastas”.

Mas como os gastos de produção e o novo foco na nova consola exigem reorientação, a produção da X360 termina agora. As que ainda estão em stock serão vendidas, antevendo alguma procura pelas últimas unidades, quanto mais não seja pela sua raridade. No entanto, o suporte para as actuais consolas irá manter-se e Phil Spencer apresentou as formas como a consola manterá o suporte:
  • Os serviços do Xbox Live irão manter-se, como o online multi-jogador e parties, aplicações e os jogos e promoções do Live Gold.
  • Os servidores Xbox Live que suportem a X360 manter-se-ão online e activos, garantindo que os jogos manterão também os serviços online.
  • A loja online do Live continuará activa com mais de 4000 títulos disponíveis, além de acessórios e outros itens, enquanto o stock durar.
  • Qualquer hardware da Xbox 360 continuará a receber suporte via xbox.com/support.
  • O programa de retrocompatibilidade que permite jogar jogos da Xbox360 na Xbox One irá continuar sem quaisquer custos associados.

O foco da Microsoft irá agora orientar-se para a Xbox One, seja qual for o modelo que venha no futuro e nas capacidades do Windows 10 como plataforma de videojogos. Esta reorientação era previsível e não surpreende ninguém.

Para nós é um adeus sentido à Xbox 360. Apesar de alguns de nós já tivessem contacto com a Xbox original, a 360 foi, sem dúvida a consola que fez muitos jogadores aderirem ao X verde. Numa altura que a marca PlayStation parecia não ter rival, uma Xbox 360 lá em casa era uma raridade. Mas não era comparável. Apesar de serem ambas óptimas consolas, Gears of War, Halo, Forza, Fable, Crackdown, Mass Effect e outros títulos exclusivos faziam-nos ansiar por ligar a consola.

Este não é um real fim da Xbox 360 que continuará a ter um lugar especial na nossa prateleira. É apenas uma reforma antecipada. Agora é a vez da sua herdeira Xbox One tomar as rédeas. Seja a vanilla, seja a Elite, seja a Slim ou até a modelo E, no entanto, a Xbox 360 terá sempre o seu lugar no nosso histórico e na nossa imaginação. E quais foram os jogos que mais nos marcaram na X360?

Ivo Pereira

A Xbox 360 foi a minha primeira experiência com uma consola da Microsoft. Tive algum tempo para me habituar aos analógicos “mal posicionados”, mas sem contar com essa pieguice, foi a consola que mais experiências me proporcionou na sua geração. Hoje em dia a ergonomia faz-me todo o sentido e não me vejo sem as minhas Xbox.

Jogos que me marcaram na Xbox 360

  • Halo Reach
  • Forza Horizon
  • Banjo-Kazooie: Nuts & Bolts

João Pinto

A X360 Elite entrou em minha casa para jogar Halo. Pouco tempo depois via-me rendido à sua arquitectura simples e ao fantástico comando. Deu-me um modelo de comparação com a concorrência e em muitos aspectos superou-a. Apesar de incompreendido, o Kinect é ainda hoje uma peça de tecnologia impressionante.

Jogos que me marcaram na Xbox 360

  • Gears of War 2
  • Halo 3
  • Mass Effect

Há muitos jogos que marcaram os jogadores na Xbox 360. Alguns nem sequer são exclusivos mas “corriam melhor na Xbox 360”. E vocês, que experiências contam da vossa X360? Quais os jogos que melhor recordam?