Acontecimentos que esperávamos e nunca aconteceram na PS3

5acontecimentos

A Playstation 3 foi uma consola de muitas inovações mas também de alguns acontecimentos que nunca se chegaram a concretizar. Desde o lançamento da consola até hoje, muitas foram as coisas que estivemos à espera que acontecessem e, efectivamente, nunca viram a luz do dia. Algumas porque, a meio do caminho, a Sony optou por outra alternativa e outras por razões que nunca chegaram a público.

Alguns destes acontecimentos ainda temos esperança que apareçam durante a próxima geração da consola da Sony que conheceremos já no próximo dia 29 de Novembro. São disso exemplo alguns jogos que toda a gente esperava jogar na Playstation 3 e nunca pôde.

Escolhemos cinco acontecimentos e apresentamo-los aqui, ao caro leitor, sem qualquer tipo de ordem ou hierarquia.
https://www.youtube.com/watch?v=EHzHoMT5eRg

Lançamento de ‘The Last Guardian’

Anunciado em 2009, na E3 daquele ano, e após quatro longos anos de rumores sobre o seu lançamento na Playstation 3, a verdade é que o hipotético sucessor de ‘The Shadow of Colossus’ nunca chegou a acontecer. Apesar de muito desejado, a Team Ico nunca confirmou a sua data de lançamento e, agora, poderá apostar num lançamento deste jogo para a próxima geração das consolas da Sony com a PS4.

O presidente da Sony Wordwide Studios, Shuhei Yoshida, confirmou há pouco mais de uma semana que tinha jogado o jogo em conjunto com a equipa de desenvolvimento da Team Ico. Para ele o jogo parecia fantástico mas acabou por não confirmar aos jornalistas qual o comando que havia utilizado para jogar ao tão aguardado jogo, se o DualShock 3 ou 4, não permitindo assim a analogia para qual a consola onde teria jogado ‘The Last Guardian’, respondendo com um irónico: “Não me recordo.”

Fim dos jogos mal convertidos para a PS3

A história de jogos mal convertidos de outras plataformas para a Playstation 3 é infindável e, não deixa de ser curioso passados 7 anos desde o seu lançamento, ainda surgirem vários casos de má programação para a consola da Sony. A desculpa da dificuldade da programação para a PS3 já não deveria poder ser usada visto que os programadores já deviam conhecer os cantos à casa.

Um dos casos mais graves aconteceu com Bayonetta, um jogo que impressionava pelas sequências frenéticas de acção mas que na PS3 conheceu uma das piores conversões de que há memória. Por altura do seu lançamento, Bayonetta ficou conhecido na PS3 como o jogo dos loadings que pareciam nunca mais acabar e, inclusivé, não aconteciam só durante o carregamento de um nível. Por vezes o jogo bloqueava enquanto se tentava apanhar um item. Felizmente, tudo acabou em bem quando Bayonetta conheceu uma actualização que lhe corrigiu estes problemas.

Os jogos da Bethesda na PS3 também deram a sua quota de problemas com Oblivion, Fallout e, sobretudo, Skyrim. Entre os problemas técnicos que afligiam estes jogos havia bloqueios que só após reiniciar a consola eram resolvidos, texturas que não carregavam, e reduções de performance. Em Skyrim ficaram também conhecidos os jogos guardados, que aumentavam de tamanho dentro do disco rígido até tornar o jogo completamente incomportável para a consola correr, ou a famosa aparição do dragão que voava ao contrário (ver vídeo).

Fica a questão: afinal de contas de quem foi a culpa das más conversões para a PS3 – da Sony ou de quem programava para a consola?

O regresso de Final Fantasy VII

Quando em 2005, na E3, a Sony apresentou a demonstração técnica das capacidades da PS3 com a sequência inicial de Final Fantasy VII provavelmente não estavam à espera que um enorme rumor se gerasse acerca de um possível regresso de Final Fantasy VII na que era, na altura, a nova consola da marca japonesa.

Entretanto, a SquareEnix rejeitou oficialmente qualquer hipótese de um remake de FF VII para a PS3 até que novamente, com o lançamento de Advent Children, muita gente pensou que pudesse estar a ver imagens de um regresso de Cloud às consolas da Sony. Os rumores voltariam uma terceira vez quando a SquareEnix exibiu trabalhos artísticos, durante o décimo aniversário de Final Fantasy VII no Japão, que mostravam as personagens do jogo como toda a gente as gostaria de ver na PS3.

Se ao regresso de Final Fantasy VII juntarmos o também esperado Final Fantasy Versus XIII, entretanto confirmado como Final Fantasy XV para a PS4, ou os mal conseguidos Final Fantasy XIII e XIII-2, podemos dizer que a SquareEnix podia ter sido mais benevolente com os fãs durante esta geração de consolas da Sony.

ps3-boomerang-controller

Arremesso do comando bumerangue

O primeiro protótipo de um comando para a Playstation 3 foi o bumerangue que acabaria por ser abandonado por várias petições de jogadores que suplicavam pelo regresso do Dualshock. Provavelmente, do ponto de vista ergonómico este comando não funcionaria e para além da semelhança clara com um bumerangue existiram ainda muitas comparações, feitas pela internet fora, com uma banana.

Aquele que muitos consideram como um dos maiores erros de marketing da Sony Playstation e um dos piores designs de sempre da história dos comandos de consolas nunca chegou, de facto, a ser lançado. Seja como for, aqui na redacção WASD, numa equipa onde a maioria dos redactores são coleccionadores e curiosos dos videojogos, adoraríamos colocar as nossas mãos num destes protótipos para perceber se, efectivamente, ele volta depois de o atirarmos.

ps3_bluetooth_3

Chat de voz entre jogadores em jogos diferentes

Aparentemente, pedir para poder falar com outros membros da nossa lista de amigos que estejam a jogar a qualquer outro jogo que não aquele que estamos a jogar na nossa PS3, não parece muito. Contudo, foi uma hipótese sempre rejeitada pela Sony porque a PS3 utiliza a totalidade da sua RAM para correr os jogos traduzindo-se numa total inexistência de memória de sobra para correr qualquer outra aplicação fora deles. Impedindo assim a comunicação com um utilizador que não esteja na mesma aplicação que nós.

Por ter, de facto, reconhecido essa incapacidade na PS3, a Sony acabou por criar um processador específico para esse tipo de tarefas na sua consola da nova geração, a PS4.

Tens mais alguma coisa a acrescentar a esta lista? Partilha connosco aquilo que gostarias que tivesse chegado à PS3 e nunca aconteceu.

Comentários

Comentários