Acessórios criados especialmente para melhorar a vossa prestação a jogar

squidthumb

Tal como no amor e na guerra, em competição também vale tudo. Não me refiro a práticas ilícitas como as que tivemos conhecimento recentemente, mas sim ao uso de acessórios que podem ajudar-nos a alcançar uma melhor prestação quando estamos a jogar online ou naqueles momentos em que nos desligamos do mundo. Há de tudo um pouco, desde comandos criados especialmente para uma reacção mais rápida, periféricos que nos permitem fazer as mais diversas acções num menor período de tempo, a acessórios, com um preço mais acessível, que podem ajudar-vos da mesma forma nas situações mais críticas. 

Como referi no vídeo que acompanha este artigo, eu nunca dei muita atenção ao tipo de acessórios que vou aqui abordar hoje. Eu não tinha uma opinião formada sobre os Squid Grips e os restantes acessórios deste género, até começar a escrever este artigo. A razão pela qual nunca lhes prestei a devida atenção, deve-se ao facto de eu gostar de ter os meus comandos tal como eles são. Chamem-me purista, se quiserem, mas as produtoras já gastam milhares na criação e design ergonómico de um game pad. Como tal, nunca fiz questão de experimentar. Pelo menos até agora, uma vez que a FraggerZStuff nos enviou acessórios para quatro comandos diferentes.

Mas, afinal, o que são os Squid Grips? Ora bem, estas películas de borracha, que podem comprar por 16,99€ cada, permitem-vos uma melhor aderência e conforto. Previne mãos escorregadias e, segundo a embalagem, é anti-bacteriano. Como bónus, podem também ajudar a amortecer os pequenos trambolhões que os comandos sofrem de vez em quando. 

A colocação não é complicada, mas deve-se ler primeiro as instruções. Saber a posição certa e como se cola é importante para, no final, ficar com um bom acabamento. No vídeo, comecei pelo DualShock 3 e curiosamente foi o único SquidGrip que começou a descolar. Não fiz a devida pressão necessária ao colar e começou a sair. Os restantes, ainda hoje estão colados e não apresentam sinais de que se vão descolar em breve. 

As instruções são bastante simples e as películas têm buracos para podermos alinhar correctamente nos comandos, sempre de acordo com o que vem no manual. Isto, sem nunca esquecer de as esticar bem e fazer pressão para que fiquem bem coladas.
Depois de colada, a forma do comando não é alterada, a película tem cerca de 2mm de espessura e não é suficiente para se sentir diferença. Pessoalmente, por ser esponjosa, deu até vontade de a segurar com mais força. Eu como não tenho hábito de ficar com as mãos escorregadias, acabei por molhar as mãos para poder verificar a aderência dos Squid Grips e comprovo que realmente não escorregam nem um pouco. 

Numa competição, um milésimo de segundo é capaz de ditar o resultado final. É por isso que as equipas procuram sempre os melhores acessórios para que possam sempre assegurar a melhor prestação possível. Segundo os profissionais, os analógicos originais têm algumas falhas. Na Xbox One, por exemplo, se adicionarem o KontrolFreak (também disponível para PlayStation 4), os analógicos ficam com o dobro da altura. Pode parecer estranho ao início mas, desta forma, conseguem controlar a mira e o movimento com maior precisão. 

Esteticamente falando, é horrível. Principalmente porque eu dou valor ao design original, tal como já referi. Mas em jogo, faz muita diferença. Os 24€ que a etiqueta marca, podem parecer um valor elevado para duas pequenas peças de borracha, no entanto, se puderem experimentá-las de ante-mão vão perceber a diferença que fazem quando estiverem a jogar. 

Por fim, experimentei as Thumb Treadz e os Trigger Treadz. O primeiro artigo consiste em pequenas capas que podem colocar nos analógicos do comando. Não só previnem que se estraguem com o uso como também têm uma textura rugosa para melhor aderência.
No caso dos Trigger Treadz, estes são pequenos autocolantes com textura aderente que podem colocar nos gatilhos. Confesso não notei grande diferença, para dizer a verdade. Quem a defende, fala que o aumento da distância de curso, tal como no caso dos analógicos, aumenta precisão. No entanto, continuamos a depender do curso original e do sensor mecânico interior, pelo que a real vantagem é discutível.

Veredicto

Deu para perceber que não sou grande fã deste tipo de acessórios. No entanto, agora que tive oportunidade de os experimentar, devo dizer que fazem real diferença e não são meramente estéticos. Se forem jogadores profissionais, se jogarem muito online ou se as vossas mãos facilmente ficam escorregadias, eu recomendo a aquisição de um Squid Grip. No caso dos Thumb Treadz, acho que são bons para protegerem os vossos analógicos das típicas marcas de uso. Por fim, mas não menos importante, os analógicos da KontrolFreak, apesar de feios (sejamos honestos), são realmente muito úteis e fazem muita diferença quando estiverem a jogar. Requerem só um breve período para se habituarem, principalmente porque a posição dos polegares é diferente. 

Comentários

Comentários