Já tivemos oportunidade de eleger “o” jogo mais antecipado deste ano. Sem dúvida que há mais, muitos mais jogos que vão merecer a nossa atenção em 2023. E, por isso, temos um artigo para os listar.

Se 2022 foi o “ano dos adiamentos”, também teve óptimos jogos. Ainda assim, arriscamos dizer que 2023 deverá ultrapassá-lo, senão em qualidade dos jogos lançados, pelo menos em quantidade, especialmente a nível de títulos “AAA”. Os dois anos anteriores foram particularmente afectados por pandemias, guerras e economia oscilante. Por isso, é bom que 2023 se redima e faça chegar estes jogos sem adiamento e… sem compromissos.

A nossa lista, como sempre, é baseada nas nossas maiores expectativas. Claro que as vossas preferências poderão ser diferentes. Tomem nota que não iremos listar jogos cujas datas são vagas ou não estejam realmente firmadas para 2023. E notem que não podemos atestar a qualidade de todos os jogos listados, apenas os estamos a antecipar.

20. Armored Core VI: Fires of Rubicon

Há quase 10 anos que não tínhamos um Armored Core e agora virá pelas mãos da famosa FromSoftware. Esperamos que a produtora nipónica recupere toda a acção com mechs e insira tudo o que tem aprendido com as suas franquias ARPG. Está previsto para 2023 na PlayStation, Xbox e PC.

19. Robocop: Rogue City

Conquistaram a nossa atenção logo quando confirmaram que o actor Peter Weller iria regressar ao papel de Alex Murphy. É um shooter na primeira pessoa que promete recuperar toda a acção e momentos “silly” dos filmes. Está previsto para Junho de 2023 na PlayStation, Xbox, Switch e PC.

18. Company of Heroes 3

A franquia é tida como uma das melhores de sempre no género RTS e o terceiro jogo tem sido muito antecipado (e adiado). Vamos regressar à Segunda Guerra Mundial no palco do Mediterrâneo. A data prevista é 23 de Fevereiro de 2023 no PC, mais tarde na PS5 e XSeriesX.

17. Hogwarts Legacy

Apesar da polémica e dos adiamentos, continua a ser um jogo bastante antecipado pelos fãs da franquia Harry Potter (e não só). A magia está no ar e o visual tem muito bom aspecto. Está previsto para 10 de Fevereiro na PS5, XSeriesX e PC, 4 de Abril na PS4 e XB1 e 25 de Julho na Switch.

16. Forspoken

Outro jogo promissor que foi adiado umas quantas vezes, parece buscar inspiração de várias fontes, num título que mistura fantasia, parkour e acção. A Square Enix tem muito a perder nestes dias, pelo que esta poderá ser a sua redenção. Está previsto para 24 de Janeiro para a PS5 e PC.

15. Alan Wake 2

Quase, quase inevitável, a sequela do famoso thriller de acção da Remedy Entertainment já tardava há alguns anos. A produção mudou o género, para algo mais na onda dos jogos terror com sobrevivência, inédito para este estúdio. Está previsto para este ano na PS5, XSeriesX e PC.

14. Pragmata

Este é um jogo misterioso para todos. A Capcom parece querer impressionar com o seu visual em todas as promoções mas pode não passar de um showcase técnico. Esperemos que não. Está previsto para este ano para a PS5, XSeriesX e PC. Também estava no ano passado…

13. Final Fantasy XVI

Num ano em que teremos a segunda parte de Final Fantasy VII Remake, a Square Enix arrisca “tudo” com um novo título na sua principal franquia. Há muito em jogo, com uma nova história e personagens. Está previsto para 22 de Junho, apenas na PlayStation 5.

12. Suicide Squad: Kill the Justice League

Se é do universo DC e vem da Rocksteady Games, por mais que este grupo de personagens não entusiasme toda a gente, será um bom jogo. A Liga da Justiça encontra o Esquadrão Suicida numa Metropolis aberta à exploração. Vamos lá, com certeza, a 26 de Maio na PS4, XSeriesX e PC.

11. Atomic Heart

Ainda há boas coisas vindas da Rússia, uma frase que não pensávamos dizer tão cedo. Este é um jogo intrigante, que mistura algo vindo de Bioshock com traços de Fallout. E não há nada de errado nisso, camaradas. Chega a 21 de Fevereiro para a PlayStation, Xbox e PC.

10. Dead Space (Remake)

Na “prateleira” à tanto tempo, até houve quem tentasse reavivar a fórmula noutros lados. Contudo, só há um Dead Space e já tínhamos saudades de Isaac, mesmo que agora até fale e tudo. Venham de lá esses sustos… sci-fi. Chega a 27 de Janeiro na PS5, XSeriesX e PC.

9. Resident Evil 4 (Remake)

A promessa da Capcom é que nada foi deixado de lado e o jogo apenas foi melhorado tecnicamente. Da Gamecube para a PS5, XSeriesX e PC, é bom que inove no visual, na jogabilidade e nas animações… mas o resto que fique intacto. Cá estaremos para ver a 24 de Março.

8. Diablo IV

O “rei” dos RPGs de acção está de volta, com mundo aberto, cinco classes e uma nova vilã, Lilith, filha de Mefisto. Pela primeira vez na história da franquia, o jogo será lançado no PC e nas consolas PlayStation e Xbox em simultâneo. Vamos lá ao inferno a 6 de Junho.

7. Street Fighter 6

Já lá andámos à pancada e gostámos do que vimos. A Capcom aposta tudo o que é possível com este sexto capítulo, sem qualquer compromisso, para quem gosta de online competitivo ou algo mais “suave”. Entra no ringue a 2 de Junho nas PlayStation, Xbox Series X|S e também no PC.

6. S.T.A.L.K.E.R. 2 – Heart of Chornobyl

Apesar de afectados pela guerra, a produção garante que “de 2023 não passa”. A fama de um “shooter” difícil, por vezes injusto mas francamente recompensador parece estar intacta. E ninguém ficará de fora na dança “Cheeki Breeki” neste ano, tanto na Xbox Series X|S, como no PC.

5. Redfall

Algo na onda de Dishonored mas com vampiros? Sim, senhor, vamos só aqui pegar nas estacas e no alho e estamos lá. Do que tem sido possível ver, este jogo será francamente divertido, especialmente em modo cooperativo. Chegará algures neste ano para a Xbox Series X|S e PC.

4. Marvel’s Spider-Man 2

Que é que precisam que digamos? Que tem Peter Parker e Miles Morales como dupla de aranhiços? Que Venom surge como vilão? Que é mais uma produção de enorme qualidade da Insomniac Games? Basta-nos saber que está previsto para o Outono, num exclusivo PlayStation 5.

3. The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom

Outro colosso que, de certeza, baterá recordes, a sequela de Breath of the Wild deve ser mais um daqueles títulos que vai vender (ainda) mais consolas Nintendo Switch. Basta capitalizar no que o primeiro jogo fez. Está previsto exclusivamente para esta consola no dia 12 de Maio.

2. Star Wars Jedi: Survivor

A aventura de Cal Kestis continua, na sua senda para reunir o que resta da ordem Jedi e dar luta à Inquisição Imperial. Vejamos até onde a Respawn Entertainment nos leva nesta aventura. É que suplantar o primeiro jogo é difícil. Chega a 17 de Março na PS5, XSeriesX e PC.

1. Starfield

Dizer que é um Fallout/The Elder Scrolls no espaço, talvez seja algo diminuidor. Contudo é um elogio que a Bethesda tenha uma fórmula que pode funcionar em tantas frentes. É para nós o jogo mais ambicioso do ano, previsto para a primeira metade de 2023 na Xbox Series X|S e PC.