100 Censura: Microsoft Portugal Responde ao Nosso Artigo

1599

Depois de muita tinta correr acerca da onda de ataques a contas no Xbox Live conhecida por “FIFA Hack” e que detectámos e posteriormente vimos confirmado em sites internacionais como o Kotaku, entre outros, a Microsoft Portugal respondeu prontamente ao nosso pedido de esclarecimento com a posição oficial. 

Ainda que não tenhamos qualquer indício de falhas de segurança no serviço Xbox LIVE, a Xbox Portugal tem conhecimento de que alguns membros do Xbox LIVE foram vítimas de vários métodos que comprometem contas em redes online, incluindo engenharia social, phishing, software malicioso ou, cada vez mais, falhas de segurança de terceiros.

Admitimos  que isto não serve de consolo para os nossos membros cujas contas foram comprometidas por ataques maliciosos e ilegais, mas levamos a sério as frustrações que nos foram transmitidas pelos nossos leais membros do Xbox LIVE e continuamos empenhados em enfrentar e resolver de forma consistente e atempada as preocupações individuais e coletivas dos nossos clientes.

A segurança é uma batalha contínua e trabalhamos todos os dias para aplicar novas formas de proteção ao Xbox LIVE. Recomendamos fortemente aos nossos membros que visitem a nossa página dedicada à Segurança da Conta Xbox LIVE em https://xbox.com/security para que fiquem a saber como ajudar a proteger as suas contas.

Uma posição “politicamente correcta” como seria de esperar. Resposta que aliás não difere muito em conteúdo da posição da Microsoft EUA fez chegar à Kotaku (Leiam aqui).

Ficamos contentes por ver que a Microsoft está consciente deste problema, embora não o veja como ameaça ao serviço em si e que não o encara como falso ou inexistente. Mas também ficamos apreensivos por verificar que não existe uma resposta proactiva por parte da Microsoft global para este problema que na verdade é muito dificil de detectar, ao mesmo tempo que seria muito fácil de travar com a restrição do número de consolas com um só registo como já se verifica, por exemplo na Playstation Network, ou mesmo a restrição do uso das contas online por Mac Address como uma das manobras de segurança mais viáveis de sempre em redes Wi-Fi.

Resta-nos seguir o conselho da Microsoft e visitar a tal página de segurança. E não perdem nada por reler o nosso artigo original com mais dicas de segurança importantes.