10 coisas que Sleeping Dogs faz melhor que GTA

7468

Sleeping Dogs, que saiu no início de Agosto, revelou-se uma excelente surpresa e tem sido muito bem criticado pela imprensa e por estes lados recebeu 9 pontos na análise. No entanto, quem não conhece ou apenas viu uns vídeos pela internet pode pensar que é mais um jogo de mundo aberto cheio de acção, criminalidade e sangue, mas não! Sleeping Dogs tem particularidades bastante interessantes e devido ao seu género a comparação com o Grand Theft Auto é inevitável, mas o que há no mundo de Wei Shen que seja melhor que o mundo de Niko Bellic? 

Aqui fica uma lista de pontos em que achamos que Sleeping Dogs é melhor que o último Grand Theft Auto. Quando necessário deixo um vídeo ou uma imagem para perceberem melhor o que estou a referir:

1. Wei Shen tem imensa experiência em artes marciais e o sistema de luta, para além de ter algumas falhas, funciona bastante ao estilo de Batman ou do mais recente Spider-Man. (Ver vídeo)

2. Niko Bellic tem imensas armas à sua disposição o que nós gostamos, mas falta um bom sistema de cover e talvez o bullet time de Sleeping Dogs. Pensando bem, a Rockstar é detentora dos direitos de Max Payne, porque não adicionam o bullet time?

3. A história de Sleeping Dogs é mais focada e por sua vez mais envolvente, mostra como Wei Shen fica envolvido no perigoso mundo das triádes e com isso deixa-nos cada vez mais curiosos para saber como tudo acaba.

4. Free Running! Wei Shen é capaz de trepar alguns objectos, não é bem ao estilo de Ezio Auditore, mas é um início e permite aceder a muitos locais da cidade em grande estilo. (Ver vídeo)

5. Carregando no analógico esquerdo muda entre os objectivos activos e indica o caminho mais rápido para cada um. Um pormenor simples que dá imenso jeito.

6. Durante a condução é possível abalroar em qualquer direcção carregando apenas num botão, ao estilo do jogo Wheelman. (Ver vídeo)

7. Ainda na condução, é possível saltar de carro em carro ao género de Just Cause, permitindo assim trocar de carros rapidamente ou confundir a polícia. (Ver vídeo)

8. Enquanto estamos ao telefone é possível entrar nos carros e conduzir sem desligar o telemóvel, uma coisa bastante simples que no GTA acaba por desligar a chamada correndo o risco de perder a missão em questão.

9. Quando temos de seguir para um waypoint, o caminho para além de ser indicado no mini mapa é também indicado na estrada. (Ver imagem)

10. Possibilidade de interagir com o porta bagagens, não só para arranjar armas como para colocar pessoas muito confortavelmente na mala do vosso carro. (Ver vídeo)

É importante dizer que todos estes pontos que mencionámos são melhorias directas de Grand Theft Auto IV, mas com o quinto jogo já a caminho acredito que a Rockstar está empenhada em trazer excelentes pormenores tendo em conta com o que fizeram em L.A. Noire, Red Dead Redemption e Max Payne 3.
Se virem o nosso artigo sobre o GTA 5, verão que muitos pormenores foram adicionados para o próximo GTA.