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Análise: Inazuma Eleven Go: Light & Shadow (3DS)

Aproveitando a febre do Mundial do Brasil que está prestes a começar, Inazuma Eleven Go chega, nas suas duas formas: Light e Shadow, um dia depois do início da competição à Nintendo 3DS. Estás pronto para o pontapé de saída?

Com os acontecimentos de Inazuma Eleven Go a acontecerem dez anos depois de Inazuma Eleven 3, também disponível na 3DS, chega-nos a história de Arion Sherwind. Este novo protagonista chega à Raimon Junior High numa altura em que tudo parece correr mal para a escola que conheceu tanto sucesso na época de Mark Evans. Sobre ela paira a sombra do Fifth Sector, uma instituição governamental que controla os resultados e que ameaça directamente a Raimon Junior High caso não cumpram à regra tudo aquilo que está estipulado.

Com Arion Sherwind surgem também outras personagens novas como o maestro virtuoso Riccardo Di Rigo ou o misterioso Victor Blade. No entanto, podemos também contar com o regresso de personagens já nossas conhecidas da série como é o caso de um certo e determinado guarda redes que regressa no momento certo para salvar a equipa de um momento menos confortável.

Regressa também a fórmula já conhecida dos jogos Inazuma, misturando elementos RPG com as partidas de futebol. Não obstante, a grande novidade é a inclusão e usufruto na sua plenitude das capacidades 3D da portátil da Nintendo. Com ela brilham também os fantásticos modelos dos jogadores da série Inazuma, assim como os efeitos especiais de cada truque especial.

Nestes destaca-se a introdução dos Fighting Spirits, espíritos que podemos invocar durante uma partida e que aumentam temporariamente as capacidades dos jogadores. Com eles surgem também novos poderes especiais e, por vezes, podem até acontecer duelos entre Fighting Spirits se do outro lado do relvado estiver também um jogador com a capacidade de invocar espíritos. Pelo meio, podemos recrutar mais de 100 jogadores e, se colecionarmos as cartas Palpack, podemos ainda conseguir outras personagens assim que consigamos desbloquear condições específicas dentro do jogo.

A qualquer momento da campanha podemos ir até uma loja e comprar equipamentos que melhoram o rendimento das nossas personagens. Com este novo título, temos ainda o conteúdo adicional photography onde podemos tirar fotografias a locais emblemáticos da série. Também espalhados pelo mapa estão ainda os special training spots, locais onde, se tivermos sorte, podemos aumentar as capacidades dos jogadores numa espécie de jogo de casino.

Felizmente, já não existem encontros aleatórios ao estilo Final Fantasy mas sim, batalhas que só acontecem quando vamos ter com uma personagem identificada para tal. Esta opção da Level-5 propicia ao jogador, pelo menos, uma melhor e mais descansada exploração dos cenários.

Infelizmente, permanece do jogo anterior a jogabilidade horrorosa com o stylus durante as partidas de futebol cuja precisão não é suficiente para aquilo que o futebol nos exige. Da mesma forma, permanecem também as vozes britânicas com sotaque tipicamente british em personagens de origem japonesa e a falta de uma opção que nos permita usufruir do elenco de vozes originais.

Também os poderes especiais continuam demasiado importantes e, na maioria das vezes, é impossível resolver uma partida de futebol sem recorrer a eles. Chegamos a estar toda a partida a rematar à baliza, com o guarda redes a parecer uma parede indestrutível e impenetrável. Se sacamos de um poder especial, o resultado é golo! Esta dependência dos poderes especiais torna as partidas monótonas e sem grande profundidade.

Para além do modo de campanha, através do local play podemos ainda jogar partidas com até outros três jogadores para além de nós. Também as StreetPass Challenges permitem jogar e trocar informações com as equipas de jogadores que encontramos na rua.

Veredicto

Este novíssimo Inazuma Eleven Go é o jogo da série que coloca mais ênfase na componente RPG. Contudo, sofre de algumas patologias que já vêm do título anterior, Inazuma Eleven 3, como é disso exemplo a jogabilidade pobre com o stylus durante as partidas, a dobragem britânica sem opção de escolher as vozes originais, assim como a dependência dos poderes especiais que tornam as partidas de futebol extremamente aborrecidas. Para suportar todos estes defeitos resta-nos as excelentes animações em 3D na portátil da Nintendo e a história cativante sobre a ascenção de Arion Sherwind contra o Fifth Sector, introduzindo novas personagens e repescando outras antigas. Este é um jogo sobretudo para os fãs da série Inazuma, já que os restantes se devem contentar com um FIFA ou PES.

  • ProdutoraLevel 5
  • EditoraNintendo
  • Lançamento13 de Junho 2014
  • Plataformas
  • GéneroDesporto, Role Playing Game
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Sem pontuação

Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.

Mais sobre a nossa pontuação
Não Gostámos
  • Jogabilidade pobre com o stylus
  • Dobragem britânica e falta de opção que permita a escolha das vozes originais
  • Dependência dos poderes especiais torna as partidas monótonas

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.

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