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Análise: Forced

Forced pode muito bem vir a ser um estranho caso de sucesso de um jogo que aposta maioritariamente no modo co-op ao invés da campanha single player. Este jogo indie foi lançado há pouco tempo no Steam e promete revolucionar o modo como vemos os Action RPG’s. Estará o mundo dos videojogos pronto para ser forçado a entrar em co-op mode?

Os jogadores começam Forced como um gladiador que, após passar pelo rigoroso treino da sua tribo, é forçado a entrar numa sequência de arenas, repletas de desafios, puzzles, e combates fervorosos. Forced coloca à nossa disposição 25 desafios, divididos em cinco zonas e que, no final das quais, está um combate com um boss onde, inequivocamente, o jogo da BetaDwarf brilha brutalmente. Tentar vencer um boss enquanto usamos os elementos à nossa volta em nosso favor torna estas batalhas muito mais condimentadas do que aquilo a que estamos normalmente habituados e, sobretudo, porque a jogabilidade foi refinada desde que fizemos aqui no WASD a nossa antevisão a Forced.

O gladiador não tem uma classe definida mas tu podes escolher, de entre quatro, qual queres usar. As classes são baseadas no tipo de arma que cada uma delas usa: o arco deixa-te atacar de longe e de forma mais táctica; com as adagas jogas em acção furtiva e rápida; de martelo atacas de uma forma mais lenta com um guerreiro pesado; e o escudo permite-te defender o grupo de ataques mais perigosos.

Durante os 25 desafios podemos contar com a ajuda de Balthus, uma orbe, que nos contextualiza constantemente no mundo de Forced e que é parte essencial da jogabilidade deste jogo. Com um pressionar da tecla espaço, Balthus desloca-se até nós e interage com os elementos por onde passa, sejam eles botões ou até altares, que alteram as capacidades do nosso companheiro feito de energia e que lhe dão, por exemplo, capacidades para criar uma enorme explosão.

Para aguçar o nosso apetite, Forced ainda nos dá três cristais no final de cada nível que nos ajudam a desenvolver a nossa personagem. Contudo, cada um destes cristais é obtido após o alcance de um determinado mérito. O primeiro é atribuído pelo completar normal do nível. Já o segundo, por sua vez, só é revelado como se obtém após completarmos o jogo. Por último, o terceiro cristal é conseguido após terminar o nível dentro do limite de tempo estabelecido. A obtenção da totalidade dos cristais acaba por te motivar a voltar vezes sem conta aos níveis de modo a aperfeiçoar os resultados da melhor forma possível.

Para além do modo de campanha, Forced dá ainda aos jogadores a hipótese de jogarem em modo survival e tentarem bater os recordes de outros jogadores pelo mundo fora, através de um sistema de rankings. Neste modo os jogadores são colocados contra várias séries de monstros que os atacam e onde o objectivo é a sobrevivência. É mais um modo que enriquece este jogo e aumenta a sua longevidade.

A inteligência artificial dos teus inimigos é bastante imprevisível e por isso podes contar com algumas surpresas, tais como: tácticas de cerco ou de isolamento de um jogador da restante equipa ou até a capacidade de contornar os ataques dos jogadores. Forced é um jogo que deve muita inspiração a Diablo. No entanto, atribui um papel muito mais preponderante ao trabalho de equipa e à interacção entre jogadores, sendo por isso possível completar as arenas com 2, 3 e ainda com 4 jogadores. Não obstante, a BetaDwarf ainda nos deixa a possibilidade de jogar o jogo em modo single-player dando-nos assim a oportunidade de experimentar o jogo de quatro maneiras diferentes.

E se o jogo é divertido a jogar com os amigos em modo co-op, o caso muda de figura quando tens de jogar sozinho pelo modo campanha. A dificuldade torna-se, na maioria das vezes, despropositada e algumas sequências chegam mesmo a ser irritantes pela falta de pontos para gravar a meio dos níveis. Forced forçosamente obriga-te a jogar com mais alguém se o queres explorar na sua total largura. Infelizmente, à data desta análise o jogo no Steam ainda possui algumas incompatibilidades com certas redes e impossibilita, por várias vezes, juntarmo-nos a alguém através do online.

Veredicto

Forced é a prova que a BetaDwarf veio para ficar no mundo dos videojogos e é também o exemplo concreto de que um sonho de um grupo de amigos pode tornar-se realidade e chegar onde os jogos das grandes companhias chegam. A inclusão de Forced no Steam é disso testemunho. Contudo, apesar de Forced ser um jogo que brilha quando se joga com os amigos, todos aqueles que gostam de jogar sossegados em casa sem companhia não se devem aproximar dele. A campanha single-player não cativa e perde claramente terreno em relação à sua versão multi-jogador que encoraja o trabalho de equipa. Por cá, no WASD, ficamos atentamente à espera que cheguem mais pérolas indie co-op como esta da dinamarquesa BetaDwarf porque daqui para a frente é sempre a subir.

  • ProdutoraBetaDwarf
  • EditoraSteam
  • Lançamento24 de Outubro 2013
  • PlataformasPC
  • GéneroAcção, Role Playing Game
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Sem pontuação

Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.

Mais sobre a nossa pontuação
Não Gostámos
  • A história do jogo cumpre o seu papel mas não cativa
  • Campanha em Single player torna-se irritante e despropositadamente difícil
  • Problemas de incompatibilidade com a rede

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.

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