ff7logo

Final Fantasy VII (Steam)

O lançamento na Steam marca o regresso de um clássico dos JRPG’s com novas funcionalidades e gráficos. Terá Final Fantasy VII, dezasseis anos após o seu lançamento, sido capaz de aguentar o passar dos anos?

Final Fantasy VII foi lançado pela primeira vez em 1997, ainda pela antiga Squaresoft, e foi um dos jogos mais vendidos da PSOne. Curiosamente, foi também o jogo mais devolvido da altura porque toda a gente ansiava pelos gráficos que eram vistos nos vídeos, e embora também com brilhantes gráficos para a data durante as batalhas, o caso mudava de figura quando as personagens com que te deslocavas pelos cenários pareciam bonecos insufláveis que se moviam como se fossem feitas de madeira. Nem todas as pessoas se sentiram atraídas pelo estilo steampunk e muitos dos 3 discos da primeira versão de Final Fantasy VII acabaram devolvidos nas lojas.

O jogo conta-nos a história de Cloud Strife, um ex-membro de um grupo de elite chamado Soldier, quando este se junta a um grupo de rebeldes e eco-terroristas de nome Avalanche contra a corporação que liderava o seu antigo grupo, a Shinra. Depois da morte de incontáveis inocentes enquanto tentava salvar o planeta, o grupo é apanhado e levado a desempenhar um papel bem mais activo na tentativa de parar a destruição que se avizinha.

A versão da Steam, baseada na versão lançada o ano passado pela SquareEnix, aparece com novas funcionalidades que incluem 36 proezas para desbloquear, um sistema de cloud saving que te permite aceder aos saves em qualquer computador, e ainda um Character Booster que te permite colocar as personagens com os valores máximos de HP, MP e Gil. Todas estas alterações, não sendo essenciais, enriquecem o jogo com mais conteúdo. Estamos também perante uma versão polida do original de 1997, as personagens surgem sem pixéis mas no entanto movimentam-se em cenários que aparentam ter sido esticados para conseguir comportar as resoluções dos computadores actuais. É pena que a SquareEnix não se tenha dado ao trabalho de os trocar por versões de melhor qualidade. Não obstante, teve o cuidado de manter o mesmo aspecto e, sobretudo, a mesma sensação de jogabilidade num clássico com mais de uma década.

Contudo, a nova versão da história de Cloud não resolveu alguns problemas frustrantes que já pertenciam à versão original. Por exemplo, o facto de te perderes demasiadas vezes sem qualquer tipo de indicação para onde te deves dirigir ou aquele salto para apanhar uma plataforma que nunca funciona. O resultado, para o jogador actual que já tem os olhos postos na nova geração de consolas, acaba por ser a desistência do jogo passado 45 minutos para só voltar no dia seguinte quando já arrefeceu a cabeça.

Final Fantasy VII é, em 2013, mais um mito que um bom jogo e sofre com o estigma de “o melhor RPG de sempre”. É certo que introduziu milhares de jogadores ao estilo JRPG mas o passar do tempo não foi brando com este jogo, sobretudo quando se lhe colocam tão elevados padrões de exigência desde o início, e a idade pesa-lhe. Algo que já não acontece com outros jogos da série como Final Fantasy VI ou IX.

Veredicto

Este não é o remake completo que todos os fãs esperam há anos mas, tendo em conta o preço actual das versões originais da PSOne face ao preço da compra digital pela Steam, este acaba por ser um bom lançamento naquela que é a melhor versão oficial do jogo lançada até hoje. No entanto, não é boa o suficiente para alterar aquela que, para muitos, é uma excelente memória de um clássico. Esta versão do jogo está feita para quem quer passar o jogo pela primeira vez e conhecer a história de Cloud Strife. Todos os outros, que passaram o jogo em 1997, vão continuar ansiosamente à espera, num sentimento quase de sebastianismo, de uma reconstrução total deste RPG japonês. Ainda não foi desta.

  • ProdutoraSquare Enix
  • EditoraSquare Enix
  • Lançamento4 de Julho 2013
  • PlataformasPC
  • GéneroRole Playing Game
?
Sem pontuação

Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.

Mais sobre a nossa pontuação
Não Gostámos
  • Cenários esticados
  • Frustrações de um jogo de 1997

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.

Comentários