Mais infoProdutora: AtlusEditora: NintendoLançamento: 17/01/2020Plataformas: Género:

Um autêntico festival Japonês para todos os fãs da saga e de JRPGs, este Tokyo Mirage Sessions ♯FE Encore. Mas, quais são as novidades deste nova versão para a Nintendo Switch? É para isso que cá estamos, caros leitores.

Chega-nos às mãos mais uma nova versão de um jogo previamente lançado. Esta estratégia comercial é algo cada vez mais comum na Nintendo Switch. Acontece bastante na híbrida da Nintendo muito por causa do fracasso da WiiU, nunca atingindo o sucesso desejado. No entanto, isto não significa que a consola não tivesse alguns títulos bem sonantes e que sofreram indirectamente. Agora, estão a merecer uma atenção redobrada por parte dos portadores desta consola. E nova versões são muito bem vindas para lhes dar uma nova vida. É o caso.

A história deste jogo peculiar decorre em Tóquio nos dias de hoje, onde exploramos localizações conhecidas, como Shibuya e Harajuku. A cidade é invadida por uns seres estranhos chamados Mirages que pretendem sugar as Performa dos seres humanos, sendo ainda os responsáveis por uma série de desaparecimentos. A premissa gira em torno de um grupo de jovens que acabam por conseguir criar uma relação com algumas Mirages mais amigáveis, com o objectivo de se tornarem mestres nesta área. Para nos ajudar, nada estes seres assumirem a forma de personagens da saga Fire Emblem, prestando aqui um excelente crossover.

Além dos combates por turnos, que são o grande prato desta obra, temos pela frente a possibilidade de explorar os vários distritos de Tóquio e aproveitar tudo o que por lá acontece. São várias as lojas para visitar e as missões secundárias para abordar. Isto permite alternar um pouco a jogabilidade, ao mesmo tempo que, obviamente, amplia a sua longevidade. Claro que é proporcional ao vosso interesse em abordar toda a oferta. Contudo, notem que estas actividades extraordinárias também nos ajudam a ganhar novas habilidades importantes.

Tecnicamente, este título é um feito se compararmos com o original. Os efeitos visuais e animações são do melhor que há na Nintendo Switch, com uma recriação eximia da cidade de Tóquio, quase foto-realista, o que é um contraste notório com o design geral do jogo. Todas as personagens e locais têm uma excelente definição e as animações estão igualmente bem elaboradas com cuidado. A banda-sonora é um dos destaques do jogo original e aqui continua a orquestrar perfeitamente todo o ambiente do jogo.

Face à versão da WiiU, há diferenças além do visual. Esta edição Encore que testei, conta com várias novidades que podem ser aliciantes, até para aqueles que já o jogaram o clássico anteriormente. Em oferta, temos mais uma porção do enredo para jogar, há também mais masmorras novas, e ainda novas músicas e novas personagens para conhecer.

Veredicto

Não sendo um particular fã deste tipo de JRPGs, talvez por que se foca demasiado nos aspectos sociais dos personagens ou porque todo o mundo acaba até por ser demasiado realista para mim, é impossível não reconhecer a qualidade deste jogo. Sim, Tokyo Mirage Sessions ♯FE Encore é bastante peculiar e demora algum tempo até “entrarmos” nele. Contudo, o seu interessante sistema de combate e a mistura de elementos realistas com a fantasia, fazem deste Tokyo Mirage uma aposta certa para qualquer fã de JRPGs. Quem conhece o clássico, irá certamente adorar as novidades. E os recém-chegados, também têm aqui uma excelente oportunidade de descobrir um bom clássico.

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.