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Análise: The Sly Trilogy (PS Vita)

Já lançada anteriormente na PS3, a trilogia de Sly Cooper chega finalmente à PS Vita onde brilha como nunca com recurso ao ecrã e painel traseiro da Vita, ambos sensíveis ao toque. Se ainda não conheces a saga que lançou a Sucker Punch para voos maiores com Infamous, chegou agora a altura de experimentares as aventuras do ladrão mais honesto dos videojogos.

Nem todos se lembram da primeira trilogia da Sucker Punch e assumem que a produtora terá começado a sua carreira na produção de jogos com a história de Cole MacGrath no primeiro Infamous. Um erro crasso, sobretudo quando nos apercebemos que, de facto, o estúdio de Washington lançou o seu primeiro jogo ainda para a Nintendo 64, chamado Rocket: Robot on Wheels. Um jogo bom o suficiente para atrair a atenção da Sony em 2000. Dois anos depois, o estúdio lançaria o primeiro jogo da trilogia do ladrão guaxinim na Playstation 2: Sly Cooper and the Thievius Raccoonus. Em 2004 e 2005, a Sucker Punch lançaria respectivamente as sequelas Sly 2: Band of Thieves e Sly 3: Honor Among Thieves, com a primeira remasterização completa da trilogia a chegar para a Playstation 3 em 2010 pela mão da Sanzaru Games.

Agora, quatro anos depois, a remasterização da trilogia chega à Vita com ligeiras mudanças e a brilhar no ecrã OLED da portátil da Sony. As texturas destes jogos da era PS2 foram muito bem polidas pela Sanzaru Games e só beneficiam da portabilidade da Vita. A simples inclusão do painel traseiro e do ecrã frontal, ambos sensíveis ao toque, na mecânica de jogo funciona bem e ajuda a trazer uma nova experiência para quem já jogou a trilogia original de Sly Cooper na PS2.

Sly Cooper and the Thievius Raccoonus conta a história de Sly enquanto tenta recuperar o livro da família Cooper, o Thievius Raccoonus, passado de geração em geração para ensinar os melhores truques na arte de bem roubar. A jogabilidade introduzida no primeiro título acaba por continuar pelos seguintes, beneficiando os movimentos furtivos enquanto vamos coleccionando moedas e descobrindo os segredos. Felizmente, o que não passou para as sequelas do primeiro jogo foi a mecânica de one hit kill, bastando um único toque para que tenhamos de recomeçar o nível desde o último checkpoint. Nos jogos seguintes já Sly e Cia. têm uma barra de energia e resistem muito mais aos ataques inimigos.

De quando em vez, também existem alguns níveis diferentes, como é o caso do nível do submarino no primeiro jogo, que acabam por introduzir algumas mecânicas frustrantes que nada têm a ver com aquilo a que a série nos habituou – a furtividade numa jogabilidade clássica de plataformas, onde temos de perceber os movimentos das personagens para atacar no momento certo. Também as sequências animadas em vídeo não exploram a resolução do ecrã da Vita, com uma grande parte simplesmente a preto, ignorando parte dos seus 16:9. Só nestas alturas nos apercebemos que estamos a jogar uma trilogia com quase dez anos passados desde que saiu o último jogo, aqui remasterizado.

Não obstante, o estilo cartoon da opção artística, o excelente trabalho na criação de personagens memoráveis como Bentley e a banda sonora numa mistura entre a Pantera Cor-de-Rosa e James Bond tornam esta trilogia uma excelente adição a qualquer colecção de um gamer, tornando-se ainda mais especial quando a podemos levar connosco para qualquer lado.

Veredicto

A adaptação da trilogia Sly para a Vita significa que todas as entradas do franchise da Sucker Punch estão agora disponíveis na portátil da Sony. Os jogos da trilogia original envelheceram bem com o passar dos anos, exceptuando algumas mecânicas obsoletas e frustrantes. A inclusão do uso do painel traseiro e ecrã sensível ao toque da Vita nas mecânicas de Sly Trilogy são uma boa adição que mostra que a Sanzaru Games não se preocupou em fazer simplesmente um port e beneficiou, ainda que de forma simples, das capacidades da portátil da Sony. Agora, se me perdoam, deixo-vos com a nota final e, na continuação deste Sly Trilogy, só posso ir jogar o Sly Cooper: Thieves in Time que o PS Plus ofereceu este mês.

  • ProdutoraSucker Punch Productions, Sanzaru Games
  • EditoraSony Computer Entertainment
  • Lançamento16 de Abril 2014
  • PlataformasVita
  • GéneroAventura, Plataformas
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Sem pontuação

Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.

Mais sobre a nossa pontuação
Não Gostámos
  • Algumas mecânicas frustrantes e datadas
  • Níveis que fogem à mecânica clássica
  • Cinematics não exploram os 16:9 da Vita

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.

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