large

Análise: Tappingo (3DS)

Um jogo de puzzles low cost pronto a entrar na tua biblioteca de jogos do género. Esta é a análise WASD a Tappingo para a Nintendo 3DS.

Qualquer semelhança aparente com o Mine Sweeper (“Campo Minado”) é mesmo mera coincidência. A mecânica de jogo de Tappingo convida-nos a clicar em vários blocos, que se estendem até alcançar o ponto na grelha que desejamos, e nos permitem completar a figura final. Em cada uma delas, devemos respeitar o número de cada bloco que indica quantos espaços podemos avançar com ele para cada uma das direcções: cima, baixo, esquerda e direita. No entanto, estamos limitados pelo facto de cada um se estender interminavelmente até encontrar um obstáculo. É por isso que temos de deduzir, de forma atempada, quais os blocos que devemos movimentar primeiro. Assim, é essencial criar paredes que limitem o avanço das outras linhas.

Quando nos enganamos, só precisamos de carregar novamente no bloco. Ainda assim, acabamos muitas vezes por ter de cancelar quase todas as jogadas para corrigir uma simples falha. Enquanto completamos os níveis, temos um cronómetro que contabiliza o tempo que demoramos a completar cada puzzle. Embora, sem limite de tempo, este temporizador permite que o jogador vá melhorando os seus tempos, voltando aos puzzles só para melhorar a performance em cada um deles.

A temática dos puzzles normalmente circula à volta do Universo Nintendo, de frutas e de outras formas que não têm nada a ver com as anteriores. O comando da Nintendo 64, o Gameboy, uma melancia ou uma disquete são algumas das formas que vamos poder completar nestes puzzles de Tappingo. Infelizmente, a acompanhar os puzzles, Tappingo tem uma banda sonora cansativa e repetitiva, para não dizer irritante.

A fórmula de Tappingo é idêntica ao longo de todo o jogo e, a partir do momento em que a percebemos, nada nos impede de ir jogar o último puzzle cujas capacidades para o resolver já adquirimos. Todos os puzzles estão disponíveis logo desde início e não é necessário desbloqueá-los. Uma opção que pode ser boa para todos aqueles que gostam de chegar e jogar. Mas que também pode ser menos boa para todos aqueles que gostam de ir desbloqueando os níveis à medida que vão melhorando. Infelizmente, o jogo não nos coloca contra outros jogadores devido à inexistência de rankings mundiais. Apenas as nossas pontuações são disponibilizadas.

Veredicto

Sem grandes desafios e propósitos, Tappingo chega à 3DS para cativar o público infanto-juvenil entusiasta de puzzles. O resultado é um jogo que entretém mas que deixa um sabor agridoce no final. Se trouxesse mais elementos à sua jogabilidade, este podia ser um melhor jogo. Assim como está, Tappingo é um jogo de puzzles demasiado fácil. A experiência traz a mesma satisfação que comprar uma revista de Sudokus ou palavras cruzadas, mas com menos variedade. Ainda assim, com um excelente preço para aquilo que oferece (2.99€).

  • ProdutoraGoodbye Galaxy Games
  • EditoraCIRCLE Entertainment
  • Lançamento6 de Março 2014
  • Plataformas
  • GéneroPuzzle
?
Sem pontuação

Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.

Mais sobre a nossa pontuação
Não Gostámos
  • Falta de rankings
  • Música
  • Demasiado fácil

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.

Comentários