3DS_SuperMarioMaker-1920×1008

Análise: Super Mario Maker for Nintendo 3DS

Super Mario Maker foi lançado o ano passado para a Wii U e o seu sucesso foi e continua a ser indiscutível. Com o seu sucesso, chega a vez da portátil 3DS da Nintendo ter a sua versão de Super Mario Maker. Só resta-nos saber como funciona num ecrã mais pequeno.

A possibilidade de criar níveis para o famoso canalizador capturou a imaginação de milhares de jogadores. De tal forma foi um sucesso que este título foi um dos responsáveis pelo aumento das vendas da Wii U, colocando a mascote da Nintendo de volta à ribalta. Este título é, essencialmente, uma ferramenta de criação de níveis em duas dimensões. É possível alternar entre quatro estilos diferentes que abrangem quatro gerações do Super Mario (o original, Super Mario 3, Super Mario World e New Super Mario), escolhendo também vários cenários de fundo. A partir daí, é uma questão de dar asas à imaginação e criar todos os tipos de níveis.

Com este jogo é possível criar níveis muito criativos e nunca vistos num jogo do Super Mario. Níveis com Bowsers empilhados, só com moedas para apanhar ou até níveis que funcionam sem tocar uma única vez no comando, tudo é possível. Depois de algum tempo desde o seu lançamento original, ainda encontramos excelentes exemplos de criatividade na comunidade.

Devo destacar, porém, que esta componente comunitária tem um ponto fraco na 3DS e é algo que certamente vai desagradar a alguns jogadores: não tem a possibilidade de pesquisar entre os níveis criados pela comunidade. Este é um ponto fulcral na versão da Wii U. Tal como LittleBig Planet, esta é a funcionalidade que dá mais longevidade a um título deste género. Faz com que os jogadores voltem para ver as novidades e experimentarem novos níveis. Por qualquer motivo, esta versão da 3DS do Super Mario Maker não possuí essa capacidade.

O método de criação é igual à sua versão da Wii U, e não precisam de ser nenhum veterano nestas lides. Qualquer pessoa que pegue pela primeira vez no jogo conseguirá criar níveis funcionais e interessantes. Tudo é feito no ecrã inferior, os jogadores arrastam os objectos pretendidos para o cenário com a ajuda do estilete, enquanto que o ecrã superior fica responsável por visualizar a vossa criação ao vivo, além de servir, logicamente, para jogar todos os níveis. É uma excelente configuração e funciona tão bem como na Wii U.

Mesmo quem tenha falta de imaginação, pode pegar no Mario Maker e divertir-se com os níveis disponíveis com o novo modo 100 Mario Challenge. Este, coloca o jogador numa centena de níveis aleatórios e inéditos criados pela própria Nintendo. Alguns podem parecer familiares, mas como é um número bastante aceitável de níveis, serve bem para nos desafiar. Principalmente se tivermos em conta que os títulos do Super Mario originais nunca tiveram tantos níveis.

Apesar de não ser possível pesquisá-los, podem sempre jogar um nível comunitário entre os melhores, graças a uma secção de recomendações da Nintendo. Aqui, podem filtrar os níveis por dificuldade e terão à disposição um número limitado de criações escolhidas pela própria equipa de produção. No total, podem guardar na vossa consola até 120 níveis diferentes.

Para compensar a falta de funcionalidades sociais, existem algumas ainda algumas secções exclusivas para a 3DS. Uma delas está relacionada com o StreetPass, que irá partilhar os vossos níveis sempre que passarem com alguém também com uma 3DS. Claro que esta funcionalidade fica limitada à zona onde residem e se têm muitas pessoas ao vosso redor com a portátil da Nintendo.

Sobre as restantes funcionalidades da 3DS, os fãs do 3D estereoscópio, não terão essa funcionalidade no Super Mario Maker. O título não suporta o 3D em qualquer um dos modelos da consola. Poderia fazer sentido termos tridimensionalidade nestes níveis, mas é bem possível que obrigasse a uma modificação profunda na construção de cenários ou na sua jogabilidade. Nem que fosse para termos alguma profundidade nas plataformas. Talvez por isso, a produção optasse por deixar esta opção visual de fora.

Concluo por dizer que, apesar de ser sempre bom ver que o jogo não foi alterado, mantendo o seu visual e adiabilidade, seria de espera alguma optimização visual para pequena consola. Quem vem da versão da Wii U vai sentir alguma diferença devido ao ecrã reduzido da 3DS, sobretudo no caso do modelo mais pequeno da portátil. Todo o jogo parece ter sido encolhido para coincidir com a resolução do ecrã superior da portátil. Logicamente, se possuírem uma 3DS XL, este sentimento não é tão flagrante.

Veredicto

Depois do sucesso na Wii U era uma questão de tempo até a Nintendo trazer o Super Mario Maker para a sua portátil de sucesso. O Mario pode parecer encolhido na 3DS mais pequena e também queríamos pesquisar entre os novos níveis comunitários. No entanto, acaba por ser uma versão tão boa como a original. Afinal de contas é um título com o carismático canalizador de bigode farto. E quando se aperceberem já passaram dezenas de horas a jogar, agora talvez na rua ou nalgum transporte público.

  • ProdutoraNintendo
  • EditoraNintendo
  • Lançamento2 de Dezembro 2016
  • Plataformas
  • GéneroPlataformas
?
Sem pontuação

Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.

Mais sobre a nossa pontuação
Não Gostámos
  • Na 3DS mais pequena fica tudo condensado
  • Falta a pesquisa online de níveis

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.

Comentários