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Análise: Professor Layton and the Azran Legacy (3DS)

Gostas de jogos de Puzzles? Então de certeza que já ouviste falar do Professor Layton. Este último jogo na 3DS marca o final de uma trilogia e será, ao que tudo indica, o último jogo Layton com o professor enquanto protagonista a solo. Esta é a Análise WASD a este jogo de puzzles na 3DS.

The Azran Legacy parece querer levar o franchise para um novo patamar apostando em animações e alguns puzzles bem diferentes do habitual. Embora rico no departamento visual e a abusar das capacidades da 3DS nas cinematics e cenas de acção, este último jogo do Professor Layton na consola portátil da Nintendo brilha, como seria de esperar, nos geniais puzzles e na narrativa inteligente.

No início recebemos um convite do Professor Sycamore para investigar, numa pequena mas gelada aldeia, uma múmia ainda com vida. Em conjunto com os habituais colegas de aventura, Luke e Emmy, o Professor Layton parte para mais uma investigação onde, pouco depois, descobre que a dita múmia mais não é do que a última sobrevivente da civilização Azran. No entanto, para além de si, também a organização criminosa Targent tem largo interesse na rapariga e vai mesmo tentar capturá-la. Nela poderá estar a chave para desbloquear o poder e os templos daquela civilização antiga.

Neste título, a jogabilidade é baseada no uso de uma lupa para interagir com os cenários e investigar cada pormenor. Na portátil da Nintendo, conseguimos isso através do uso do stylus no touch screen. Dependendo daquilo que achamos, a lupa comporta-se de maneiras diferentes com elementos da história, puzzles escondidos, moedas e itens coleccionáveis.

As dezenas de puzzles que vamos encontrando para resolver colocam-nos desafios que vão, desde o muito fácil, ao incrivelmente difícil. Se alguns resolvemos em três tempos, outros perdemos longos momentos a coçar o couro cabeludo até desistirmos e sermos obrigados a pedir uma dica ao jogo. Para além destes, temos ainda três mini-jogos: Dress Up (onde vestimos as personagens que nos pedem indumentárias específicas), Nut Roller (um percurso de obstáculos através do qual temos de levar uma noz, ao bom estilo de Ice Age) e Blooms and Shrooms (cujo intuito principal é construir o jardim perfeito usando as várias flores para trazer os jardins de volta ao seu esplendor).

Um pormenor fantástico é o facto de, sempre que voltamos a Professor Layton and the Azran Legacy após uma pausa, termos direito a um resumo daquilo que aconteceu previamente, bem ao estilo de um ‘Previously’ de uma série de televisão. E como se não chegasse, ainda podemos ver, no cofre do professor, várias cenas que envolvem personagens que encontramos ao longo do nosso caminho e que adicionam mais pormenores à narrativa.

The Azran Legacy traz também algumas cenas de acção fulgurantes, que dão um ritmo inesperado ao jogo e que trazem ainda uma nova variante de puzzles baseados nos nossos reflexos. É o caso de um puzzle onde temos de destruir mísseis inimigos enquanto tentamos perceber as diferenças entre eles para os desactivar da melhor forma. Cada um dos puzzles traz mecânicas ou desafios diferentes e a panoplia de quebra-cabeças é impressionante.

O trabalho de voz é muito bem conseguido, com alguns sotaques bem vincados de personagens oriundas de Londres. Contudo, nem sempre são utilizadas já que, durante a maior parte do tempo, Professor Layton e companhia apenas se expressam através de texto. Um pormenor infeliz que não aproveita o excelente elenco de vozes que enriquece o jogo e que é acompanhado por uma boa banda sonora.

Veredicto

Este é um excelente jogo de puzzles que não deita por terra o nome do franchise do Professor Layton. Muito pelo contrário, só o valoriza com algumas adições impressionantes como as sequências de acção rápida. Infelizmente, nem todos os diálogos são acompanhados de voz nesta última entrada da trilogia Layton na 3DS. Não obstante, o mundo deste detective de puzzles vai deixar saudades até chegar, muito em breve, o confronto com Phoenix Wright.

  • ProdutoraLevel-5
  • EditoraNintendo
  • Lançamento8 de Novembro 2013
  • Plataformas
  • GéneroAventura, Puzzle
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Sem pontuação

Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.

Mais sobre a nossa pontuação
Não Gostámos
  • Muito diálogo sem voz que não usufrui do excelente elenco de voz e que torna o jogo aborrecido em algumas alturas

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.

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