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Análise: OlliOlli

Quantos de vocês não experimentaram andar de skate enquanto sonhavam com o sucesso de Tony Hawk ou até mesmo com os grandes truques de Rodney Mullen? Aposto que já vos aconteceu e a mim também. No entanto, como passava mais tempo no chão, acabei por me dedicar a jogos como Tony Hawk e Skate, ambos caídos no esquecimento. Agora OlliOlli traz novamente o skate à ribalta, num formato diferente do que conhecemos mas que funciona muito bem.

Numa perspectiva em 2D, OlliOlli traz alguns elementos que fazem lembrar os endless runners. Entras em acção com uma jogabilidade simples, fácil de aprender mas muito complicada de dominar. O sistema de truques é onde o jogo realmente se destaca, sendo o analógico esquerdo responsável por fazer todo o tipo de flips e grinds, enquanto os shoulder buttons nos fazem rodar. A direcção com que o analógico é empurrado dita o tipo de truque e a partir daí o importante é aterrar em segurança. Para tal, é necessário carregar no X o mais próximo possível do chão. Somos classificados pela qualidade da aterragem e precisamos de “perfects” para continuar os fantásticos combos. Ao todo são mais de 100 truques mas antes de os dominarem vão cair muitas vezes. Acreditem!

O aspecto de OlliOlli, lembra-me imenso o Canabalt e, apesar de ter tudo o que é preciso para ser um endless runner, os níveis têm uma meta onde as pessoas nos felicitam por chegarmos com todos os dentes e ossos intactos. Ao todo são 100 níveis espalhados por vários modos e repletos de obstáculos prontos para nos fazer cair, cada um deles com 5 desafios diferentes que são necessários para desbloquear o modo pro de cada nível. Para desbloquear novos níveis basta chegar ao fim sem cair. Parece fácil mas é um enorme desafio.

No fim de cada nível é apresentada a nossa pontuação e o nosso lugar num ranking mundial. Contudo, não há forma de ver essa leaderboard, nem existe qualquer ligação com os nossos amigos onde os poderíamos desafiar a fazer melhor pontuação. Contudo, há um extra interessante: o desafio diário, com a meta de fazer o maior grind possível num dos níveis. Felizmente, podemos treinar as vezes que quisermos mas só teremos uma hipótese de concorrer com a melhor pontuação a nível mundial.

O jogo tem imenso conteúdo mas é o facto de querermos melhorar a nossa pontuação vezes sem conta que nos deixa realmente agarrados. Tendo em conta que podemos fazer todos os truques logo desde início, é-nos retirada um pouco a noção de progresso,  tornando-o ideal para jogar em 5 minutos, onde quer que estejamos. Difícil vai ser largá-lo tão rápido. Um ponto negativo, na minha opinião, é a música que nem sempre está em harmonia com o jogo. Em algumas situações, com músicas calmas e relaxantes enquanto tentava sacar os melhores kickflips da história seguidos de um casper 360º… Não é fácil!

Veredicto

OlliOlli traz novamente a moda do skate com uma jogabilidade muito simples mas difícil de dominar. A simplicidade não se compara com jogos como Tony Hawk ou Skate porque aqui a jogabilidade é de fácil interpretação, sendo o timing, tal como o é a andar de skate, detentor de um papel muito importante. A música nem sempre é a mais adequada e as leaderboards fazem falta para desafiarmos os nossos amigos. Não obstante, o jogo tem imenso conteúdo e irá certamente deixar-vos agarrados durante um longo tempo.

  • ProdutoraRoll7
  • EditoraRoll7
  • Lançamento21 de Janeiro 2014
  • PlataformasLinux, Mac, PC, PS3, PS4, Vita, Wii U, Xbox One
  • GéneroArcade
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Sem pontuação

Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.

Mais sobre a nossa pontuação
Não Gostámos
  • Música nem sempre é a mais adequada
  • Conta do hospital
  • Falta de leaderboard e ligação com amigos

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.

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