NaissanceE

Análise: NaissanceE (PC)

Estão prestes a conhecer o primeiro jogo da recém chegada produtora Limasse Five e a mais recente prova que os produtores independentes são capazes de pegar num género, por vezes saturado, e acrescentar-lhe coisas nunca antes vistas. Aqui é a tua imaginação que cria a experiência e a história por trás de NaissanceE.

O jogo começa com a frase “Lucy is lost” e tal como a Lucy, também nós estamos perdidos. Não sabemos onde estamos, o que temos de fazer e muito menos quem é Lucy. Somos deixados à nossa mercê e rapidamente começamos a caminhar para tentar perceber o que se passa neste mundo em tons de cinza. Depois de algum tempo a saltar, andar por corredores e a subir escadas percebemos que não vai ser nada fácil ajudar Lucy.

Todo o mundo de NaissanceE é escuro, sem cores e com uma música de ambiente a convidar à exploração. Enquanto progredimos por esta misteriosa e labiríntica instalação, damos por nós a contemplar todo o cenário e é este mesmo elemento que é bastante importante no jogo, existem centenas de segredos escondidos com pequenas pistas em todos os aspectos de design. A forma como a luz reage e os barulhos estranhos de fundo, mostram como a produtora esteve preocupada com os pormenores e como criou meticulosamente o seu mundo, respondendo às nossas questões simplesmente enquanto caminhamos por ele.

Para além da exploração, temos também complexos puzzles para resolver que tiram partido da luz e de blocos que se movem, sendo o único problema destes os checkpoints. Caso o puzzle corra mal teremos de repetir alguns minutos do jogo até chegar novamente a ele. Contudo, é bastante recompensador quando conseguimos decifrar determinado puzzle depois de batalhar com luzes que mostram e escondem o nosso caminho na escuridão.

Graficamente o jogo não impressiona. A maior parte do tempo estamos no meio da perfeita escuridão onde a luz tem um papel importante a indicar-nos o caminho mas alguns locais deste mundo são cópias directas de outras salas. Algo que pode deixar-nos à roda durante bastante tempo sem que nos apercebamos de tal coisa. Os menos pacientes rapidamente desistirão de encontrar o caminho.

Uma mecânica que gostei, foi a possibilidade de controlar a respiração da Lucy enquanto ela corre. Ao ficar ofegante, é necessário usar os cliques do rato para a ajudar a respirar. Isto dá outro nível de atenção principalmente em corredores longos que em outros jogos correríamos de uma ponta à outra sem perceber o que nos rodeava.

Veredicto

NaissanceE é um jogo que fala por si, o seu vasto mundo vazio e sem cores convida à exploração enquanto tentamos perceber o que aconteceu à Lucy e a responder a todas as outras dúvidas. Os puzzles têm um papel importante, mas por vezes quebram o ritmo do jogo. Neste jogo é muito fácil perdermos o nosso sentido de orientação, mas foi criado exactamente com isso em mente. Portanto, se gostas de exploração e de não ter qualquer ideia por onde andas, então este jogo é para ti.

  • ProdutoraLimasse Five
  • EditoraLimasse Five
  • Lançamento13 de Fevereiro 2014
  • PlataformasPC
  • GéneroAventura
?
Sem pontuação

Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.

Mais sobre a nossa pontuação
Não Gostámos
  • Sentido de desorientação
  • Alguns puzzles quebram o ritmo do jogo
  • Checkpoints muito distantes

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.

Comentários