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Análise: Mario vs Donkey Kong: Tipping Stars

Mario vs Donkey Kong está de volta à Wii U e 3DS para fazer as delícias dos seus fãs! Pauline foi raptada por Donkey Kong e, para a salvar, Mario terá de resolver uma série de quebra-cabeças, cada um mais complicado do que o outro. 

Em Mario vs Donkey Kong: Tipping Stars vamos poder assistir ao regresso da série ao formato 2D. Além disso, nesta entrada na série a fórmula apresentada pela Nintendo foge a todas as distracções que podíamos encontrar nos títulos anteriores da série. Este é um jogo de puzzles e são puzzles que vamos ter. Isso claro, não impede uma pequena aposta numa vertente mais social. Curiosos? Vamos então dar início à nossa análise!

Como disse em cima, o conceito que podemos encontrar em Mario vs Donkey Kong: Tipping Stars é deveras simples. Esqueçam os mini jogos que fogem ao género do jogo principal, aqui vamos encontrar puzzles e apenas isso. Para quem não sabe, na série Mario vs Donkey Kong, o nosso objectivo é guiar as nossas personagens até ao final de cada nível. Só que para isso vamos ter de criar um caminho para que o façam em segurança. Utilizando o ecrã táctil do Gamepad da Wii U ou da Nintendo 3DS vamos estabelecer pontes, ou rampas, que ligam certas partes do cenário, vamos colocar molas em pontos estratégicos e até mesmo deslocar alguns canos. Tudo para garantir o nosso sucesso.

Como em qualquer título do género, os primeiros níveis são bastante fáceis e quando pensamos que já estamos devidamente habituados, eis que a dificuldade cresce. Mas além dos puzzles originais que a série tem para oferecer, há mais uma novidade que aparece em Tipping Stars. Chama-se Cursed Mini Mario e aparece no final de cada mundo. Este malvado brinquedo é controlado por um macaco robô e vai deslocar-se pelo cenário até conseguir esmagar os nossos brinquedos. Para que o consigamos encurralar ou até mesmo derrotar com uma valente marretada do tradicional Martelo de DK, vamos precisar de um bom controlo das várias componentes dispostas no cenário.

Quem acompanhou a série até agora, vai sentir-se em casa assim que começar a colocar em marcha os seus brinquedos nos cerca de 80 níveis que este título tem para oferecer. Só que ao mesmo tempo vai também reparar que em termos de inovação, Mario vs Donkey Kong: Tipping Stars, pouco ou nada oferece, quando comparado com os seus antecessores. Talvez pelo facto de não ter explorado muito a série, muito do que encontrei neste título ainda me pareceu novidade. Visualmente, o regresso ao formato 2D é muito bem vindo e é sem dúvida mais aliciante do que o 3D que podíamos encontrar nos últimos títulos da série. Os cenários são todos eles bem variados e coloridos o suficiente para que este seja um título visualmente apelativo. O controlo através do ecrã táctil é também ele muito fluído e o mesmo se pode dizer do deslocar do cenário com os analógicos da Wii U (algo que também acontece na 3DS).

No entanto, para compensar essa falta de inovação, que pode até comprometer a sua longevidade, em Mario vs Donkey Kong: Tipping Stars surge a tal vertente mais social que mencionei na introdução desta análise. Trata-se da Workshop, com a qual podemos criar e partilhar os nossos próprios níveis. E se nós podemos criar níveis, isto significa que o mesmo se aplica à restante comunidade. se estavam receosos quanto à longevidade que este título tem para oferecer, apesar dos seus cerca de 80 níveis, este é um problema que rapidamente desaparece. Além disso, e a razão pela qual este título tem no título “Tipping Stars” é o facto de podermos atribuir “Tips” aos níveis criados por outros jogadores. Essas “Tips” conferem estrelas tanto ao criador do nível como ao jogador que experimentou e perdeu o seu tempo a avaliar o respectivo nível e que podem utilizar para fazer upgrade às vossas criações e comprar itens de cariz mais estético. Vão também poder ganhar autocolantes para o Miiverse e também a própria Nintendo promete acrescentar alguns níveis desenvolvidos pela produção!

De louvar é também o factor cross-buy que vem com a aquisição deste título. Quer isto dizer que ao adquirirem este título para a Wii U ou 3DS, no recibo de compra vem incluído um código para a outra plataforma. Podem simplesmente ficar com ele e explorar a versatilidade de poderem jogar onde quiserem este título ou, caso se sintam generosos, podem oferecer o dito código extra a um amigo. Não exploram a tal versatilidade de jogar onde quiserem mas é igualmente aliciante a hipótese que este título oferece de poderem criar e partilhar níveis com amigos.

Veredicto

Mario vs Donkey Kong: Tipping Stars regressa e de que maneira ás consolas da Nintendo. Para os veteranos da série, talvez seja inevitável a sensação de pouca inovação, mas com a Workshop e com os níveis criados pela comunidade, certamente que é possível encontrar um meio-termo entre inovação e longevidade. Uma vez que este título só estará disponível no dia 20 de Março, talvez demore, mas certamente que o catálogo oferecido pela comunidade será arrebatador em termos de variedade de níveis. Se são fãs do género, este é um título fácil de recomendar, só não esperem encontrar componentes que fujam à vertente original deste título. Este é um título de puzzles sem tirar nem pôr!

  • ProdutoraNintendo Software Technology
  • EditoraNintendo
  • Lançamento20 de Março 2015
  • PlataformasWii U
  • GéneroPuzzle
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Sem pontuação

Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.

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Não Gostámos
  • Pouco inovador quando comparado com os antecessores

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.

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