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Análise: Mario Kart 8 (Wii U)

Em 1992, quando a Nintendo lançou Super Mario Kart para a Super Nintendo mudou, sem qualquer sombra de dúvida, a forma como interpretamos o multiplayer de jogos de corrida arcade. A imensa popularidade da série gerou sequelas que, até agora, foram produzidas para todas as plataformas Nintendo até à data, proporcionando sempre uma experiência sólida e divertida e este Mario Kart 8 não é a excepção.

Vamos lá ao que interessa, este novo Mario Kart traz-nos pistas magnéticas onde podemos derrapar nas paredes e guiar no tecto. Mas, para uma nova aquisição, será algo que totalmente revitalize este franchise?

Sim, definitivamente sim! Não só revitaliza como consegue manter e respeitar o verdadeiro espírito dos títulos originais onde gastámos tantas horas, como também gerar novas mecânicas que realmente impulsionam um saudável espírito de competição onde o divertimento reina. Como por exemplo, a simples dinâmica de chocar contra os outros jogadores entre karts. Algo que se altera se tivermos em modo magnético, chocar contra os jogadores acaba por ser benéfico ao fornecer algum impulso. Torna-se divertido durante todo o percurso que já por si é completamente estonteante, existindo um excelente equilíbrio de power-ups, de derrapagens para boosts, saltos, ultrapassagens, corridas aéreas, corridas aquáticas e agora com este novo aspecto anti-gravítico capaz de afectar os mais fracos de estômago mas não. Está visualmente equilibrado e fornece um design de pistas realmente único e impressionante.

A nível gráfico, Mario Kart excede expectativas e prova que a Nintendo sabe explorar e bem os limites do hardware da sua consola. As cores são vibrantes, tudo corre com enorme fluidez, os personagens são detalhados, existe imenso uso de partículas que, apesar dos cenários brutalmente surreais remanescentes de diversos títulos da produtora, acaba por fornecer uma certa credibilidade contextual. As 16 pistas originais mais as 16 pistas de títulos passados, que foram agora actualizadas com algumas alterações, têm cada uma a sua palete de cores, efeitos e dinâmicas, individualizando assim cada pista ao extremo. Pistas onde guiamos sobre moreias gigantes usando as suas ondulações para ganhar balanços, outras onde guiamos no tecto com os adversários ao mesmo tempo que a pista é corroída pela lava e até outra pista onde guiamos num aeroporto atribulado entre correias de transporte com aviões a descolar em sentido contrário. Tudo isto com um nível de aprendizagem e adaptação mais simples do que descascar uma banana.

Mario Kart nunca forneceu uma condução profunda ou complicada e qualquer pessoa com o mínimo interesse de o jogar não terá nenhum problema com qualquer um dos métodos de controlo. A escolha de tipo de controlo dependerá do gosto de cada jogador. Para alguns, os Motion Controls do WiiU Gamepad fornecem uma maior fluidez e controlo nas curvas. Para aqueles que preferem os métodos tradicionais, podem trocar para os controladores analógicos com um simples pressionar de um botão mesmo a meio da corrida. Cada método de controlo é capaz de realizar as mesmas funções de forma exímia, são apenas diferentes meios para o mesmo fim.

Com 3 modalidades (50cc, 100cc e 150cc), estas acabam por representar um crescente nível de velocidade e, por consequência, de dificuldade. Tudo isto com um bom nível de personalização que podemos desbloquear apanhando até ao máximo de 10 moedas por corrida, tipologias de chassis, rodas e acrescento aéreo. Cada um com as suas estatísticas específicas que fornecem diferentes níveis de velocidade, aceleração, tracção e extensão aérea.

O multijogador online está consideravelmente melhor que as versões anteriores. Esqueçam os retrógrados friends codes que tanto nos assombraram na versão da Wii. A Nintendo está definitivamente a abraçar e a actualizar-se para o fantástico mundo da internet. Podemos finalmente competir com o máximo de 12 desconhecidos e amigos por todo o mundo através de um simples e eficaz lobby onde podemos participar em competições, subir de rankings, votar em pistas e até mesmo interagir antes do inicio da corrida que já por si quase nem existe tempo de espera. Também é possível jogar em ecrã separado até quatro jogadores e claro com a funcionalidade off-screen do Wii U Gamepad.

Veredicto

Apesar dos obstáculos e da escassez de títulos, a Nintendo tem vindo a conseguir lutar para conseguir atrair a atenção para a sua consola Wii U. Contudo não é segredo que Mario Kart sempre foi um dos títulos vendedores de consolas mais importantes da produtora nipónica. Apesar disso é sem dúvida de louvar a atenção e capacidade de inovação para um titulo que já conta com mais de 20 anos de puro divertimento, apresentando um produto final polido em todos os aspectos que o tornam no melhor Mario Kart criado até agora. A única razão para não darmos aqui nota máxima no WASD é: quanto tempo mais temos de esperar para um editor de pistas? hã?

  • ProdutoraNintendo
  • EditoraNintendo
  • Lançamento30 de Maio 2014
  • PlataformasWii U
  • GéneroArcade, Condução
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Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.

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