Mais infoProdutora: Level-5Editora: Level-5Lançamento: 08/11/2019Plataformas: Género:

A famosa franquia de jogos de puzzles do Professor Layton chega à Nintendo Switch através de um título orginalmente lançado na Nintendo 3DS. Mas o que oferece então este Layton’s Mystery Journey – Katriellle and the Millionaires Conspiracy Deluxe Edition face ao que já tínhamos jogado há dois anos? (além de um título enorme, claro)

O jogo segue a história de Katrielle, que decide abrir uma agência de detectives em Londres para resolver todo o tipo de mistérios e investigações. Esta jovem é a filha do lendário e misterioso Professor Layton e o seu grande objectivo é descobrir o paradeiro do pai. Até lá, vamos resolvendo vários desafios. O primeiro enigma de todos surge no primeiro dia de Katrielle, quando Sherl, um cão falante com amnésia que quer descobrir mais sobre o seu passado e a sua identidade, pede ajuda à jovem detective. E é aqui que tudo começa.

Ao longo do jogo vamos encontrando uma interessante galeria de personagens, com destaque para Ernest, o assistente de Katrielle, ou Emiliana, a rival da detective que pertence à mítica polícia de investigação britânica Scotland Yard. A história tem momentos bem entusiasmantes e as cenas intermédias no estilo anime funcionam bastante bem para este tipo de jogos.

Estamos perante um título cujo “prato principal” são os puzzles e quebra-cabeças. São cerca de 550, sendo que 40 destes são exclusivos desta edição da Nintendo Switch. Estes são variados e alguns são verdadeiramente desafiantes, sendo que temos sempre a possibilidade de usar algumas dicas preciosas para nos ajudar. Alguns são quebra-cabeças matemáticos, outros de lógica e alguns com palavras. Mas, na sua maioria, são bastante interessantes e estão muito bem pensados mas, lá no meio, existem alguns que achei mais aborrecidos ou desnecessários. Além desta enorme quantidade de puzzles, há ainda desafios diários, dando assim ao jogador motivos para visitar o jogo diariamente.

A nível técnico, são visíveis as melhorias gráficas face à versão da Nintendo 3DS. O aspecto geral do jogo é bastante “simpático” e todo o ambiente e cenários estão bem conseguidos. Não é de todo surpreendente e arrebatador este visual, mas cumpre o seu papel. A nível sonoro, as vozes são o ponto forte, sendo bastante interpretativas e emocionais em alguns momentos. Outro aspecto a ter em conta é que o jogo funciona melhor no modo portátil do que na dock, onde notámos alguma quebra na performance. Além disso, a resolução dos puzzles é notoriamente mais gratificante no modo portátil.

A nível de novidades face a versão original da 3DS, não existem muitas, de facto. Além dos já mencionados novos puzzles e algumas surpresas pouco significativas, o jogo mantém-se quase intacto. As melhorias gráficas são evidentes, repito, mas seria quase impossível estas não se notarem, tal a diferença que existe entre o hardware da Switch e da 3DS.

Por esta altura, tenho de fazer um reparo. Já se nota uma necessidade de renovação nesta franquia. Dadas as capacidades da Nintendo Switch, era interessante ver alguma inovação para tirar proveito das capacidades da consola. Principalmente nos puzzles e desafios, aproveitando todo o potencial dos joycon, do ecrã de toque ou algo assim. E também existem alguns momentos onde tive a impressão que já ter visto um determinado quebra-cabeças anteriormente, principalmente sendo jogador regular da série.

Apesar de tudo isto, cada novo jogo nesta série continua a ser uma boa experiência, especialmente para os fãs que já há algum tempo não tinham um jogo novo e nesta consola. Para quem nunca o jogou na Nintendo 3DS, esta é uma aposta segura se forem fãs de jogos de puzzles com uma boa história à mistura.

Veredicto

Apesar de oferecer poucas novidades face ao original, Layton’s Mystery Journey – Katriellle and the Millionaires Conspiracy Deluxe Edition continua a ser um bom jogo de puzzles e com uma história bastante interessante para seguir. As vozes das personagens funcionam bem e os desafios diários oferecem valor e continuidade ao jogo. Por não ser uma grande evolução no conteúdo, mas as melhorias gráficas são evidentes na Nintendo Switch. E os fãs agradecem poder jogar este jogo com maior qualidade.

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.