jakheader

Jak and Dexter Collection

Mais uma excelente série merece a atenção da comunidade o suficiente para ser trazida de volta através de uma colecção HD. Desta vez, a célebre série de aventura da NaughtyDog (a mesma produtora de Uncharted) dos dois fiéis amigos Jak & Daxter, anteriormente só disponível para Playstation 2, chega agora à PS3 com tratamento de Alta Definição.

Preparem-se para uma aventura cheia de bons momentos de acção e muita comédia à mistura com as trilogia Jak & Daxter : The Precursor Legacy, Jak II: The Renegade e Jak 3, uma colecção exclusiva para Playstation 3.

Jak e… a marmota…

O primeiro jogo aborda o arranque de todo o enredo. Contra os avisos de Samos o mestre da Green Eco (matéria benigna), Jak e Daxter decidem visitar a tenebrosa Misty Island e descobrem duas pessoas a conspirar com um grupo de famigerados Lurkers. Tentando fugir para avisar os demais, os dois amigos são emboscados e no acto da fuga, Daxter cai num lago de Dark Eco (matéria maligna) e transforma-se num ser híbrido entre marmota e doninha laranja que tão bem conhecemos. A aventura agora centra-se em tentar restituir Daxter no seu formato original e só um grande mestre de Dark Eco, Gol Acheron os poderá ajudar. Mas a aventura não será fácil. Jak e Daxter tem de procurar Power Cells espalhadas por todo o lado para activar determinados aparelhos, mas também reunir Percursor Orbs que servem como moeda de troca.

Jak II: The Renegade faz jus ao seu título por apresentar um enredo em que Jak se torna um perigoso agente da Dark Eco, depois de ser capturado na Haven City pelo vilão Baron Praxis e ser submetido a experiências científicas com a matéria maligna. Dois anos depois da captura, Daxter salva o seu amigo e os dois juntam-se a uma organização secreta de nome “Freedom League” para combater o tirano Praxis que entretanto começa a tornar-se muito poderoso com a sua guarda Krimson e as suas descobertas nas experiências com a Dark Eco. Cabe a Jak, Daxter e os seus novos amigos descobrir como parar Praxis e restituir paz ao seu reino.

Jak 3 passa-se 300 anos depois do primeiro jogo. Jak acaba de ser banido para as Wastelands (um deserto no universo dos jogos), pelos supostos crimes que cometeu contra os cidadãos de Haven City. Daxter e o novo companheiro da dupla Pecker, junta-se ao banido para o ajudarem a provar a sua inocência. No deserto, porém, acabam perdidos e sem forças e são salvos por um grupo de mercenários que reside em Spargus. Aqui o trio descobre que Haven City está a saque. No final do jogo anterior os Metal Heads invadiram uma parte da cidade, os guardas Krimsom ocupam outra porção e a resistência faz o que pode numa cidade dividida em três. Com relutância mas com novos poderes, Jak decide ajudar mais uma vez a restaurar a paz na cidade. Tarefa difícil que entretanto se complica com uma nova descoberta relacionada com os Percursors, a raça alienígena benigna que está por detrás de todo o enredo.

A dupla de cara lavada

Tal como na maioria das remasterizações em Alta Definição (HD), esta trilogia de Jak & Daxter não vai trazer nada de novo para os fãs dos jogos originais a nível de enredo ou jogabilidade. Trata-se de um jogo de plataformas algo simples com muita dose de exploração em mundos com inspiração na banda desenhada. Embora se note uma evolução gráfica entre os três jogos, não podemos pedir muito de jogos inicialmente criados para PS2. Passaram-se mais de 10 anos desde o primeiro jogo, por exemplo. E isso sente-se bastante no detalhe e composição de cenários. A recriação em HD faz com que a fluidez e o frame rate seja muito mais estável e os tempos de load sejam muito mais reduzidos que nas versões originais. Também a definição geral é amplamente melhorada. Mesmo assim é de notar que o trabalho da Naughty Dog já era notável a nível de animações e movimentos das personagens e acabamos por apreciar o excelente design geral dos jogos, e esquecer um pouco as questões mais técnicas.

Os jogos são divertidos com excelentes sessões de plataformas e alguns puzzles simples. Achamos que o primeiro Jogo é muito mais orientado para a estória, menos sério, muito mais cómico que os dois sucessores, mais “mainstream”, claramente inspirados noutros jogos do género.

Jak 2 e 3 são muito mais abertos à exploração que o primeiro que é passado em ilhas relativamente pequenas. Também dos dois sucessores a acção desmiolada de arremessar Daxter para aniquilar adversários de forma cómica, é algo abandonada para armas de projecteis e uma mutação de Jak para se tornar num super-mutante com garras afiadas ou até voar. Também nestes dois jogos as personagens tem acesso a veículos controláveis que adicionam alguma dose de variedade.

De um modo geral os jogos mantém-se fiéis aos controlos e à jogabilidade original. Até mesmo a forma de gravação que continua a usar “slots” como na PS2.

Adicionalmente ao melhoramento da imagem, esta trilogia recebe também Troféus para desbloquear consoante os diversos objectivos e a compilação dos três jogos num só Blu Ray Disc. Como bónus para quem gosta, há também a modulação em 3D para os televisores que suportem estereoscopia.

Veredicto

Excelente trilogia da Naughty Dog, muito antes de se tornar na gigante que é hoje em dia graças a Uncharted, Jak & Daxter HD Collection é um excelente revisitar de um jogo divertido com um simpático convite à exploração.

Os fãs poderão não encontrar grande justificação para esta actualização, excepto a actualização gráfica. Os que não conhecem a saga, porém, podem aproveitar este novo pacote, até porque o famoso jogo Playstation Move Heroes inclui Jak como protagonista e é sempre bom saber quem é esta personagem.

  • ProdutoraNaughty Dog
  • EditoraSony Computer Entertainment
  • Lançamento24 de Fevereiro 2012
  • PlataformasPS3
  • GéneroAventura, Plataformas
?
Sem pontuação

Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.

Mais sobre a nossa pontuação
Não Gostámos
  • Primeiro jogo muito datado graficamente
  • Nada de novo para os fãs

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.

Comentários