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Análise: Homesick (PC)

Homesick é um jogo de aventura e exploração na primeira pessoa onde tentamos, desde o início, perceber o que realmente aconteceu.

Encontramo-nos no meio de uma ruína de um bloco de apartamentos e onde apenas restam os vestígios do que seria anteriormente um lugar habitado. Entre a noite e o dia, o estado acordado e o estado adormecido, Homesick atravessa as barreiras entre o belo e o obscuro em meros instantes.

Este é um jogo que deve ser jogado com calma, enquanto desfrutamos da fantástica componente visual assente em Unreal Engine. Cada textura, cada sombra, cada ponto de luz está formidavelmente bem estruturado e, enriquecendo de uma forma brutal a experiência de jogo, atribui-lhe realismo. De mãos dadas com o departamento visual, está a excelente banda sonora repleta de toques melancólicos que soam através de melodias com recurso ao piano e ao violoncelo. Estes dois elementos preenchem a atmosfera de Homesick de uma forma avassaladora.

Ao longo dos corredores vazios vamos encontrando objectos que nos permitem avançar através de Homesick. É jogado com teclado e rato, pois claro, e é através da roda do rato que podemos alternar entre os vários objectos que vamos encontrando. No entanto, a panóplia de objectos ao nosso dispor não é muito grande e nem sempre é fácil encontrá-los no cenário. É com eles que vamos resolvendo os puzzles de Homesick cuja dificuldade sobe abruptamente de dificuldade em alguns momentos, fazendo lembrar alguns clássicos do género point-and-click. Apontar algumas referências, comparar soluções, experimentar… serão algumas das situações pelas quais obrigatoriamente teremos de passar para ultrapassar os obstáculos que Homesick nos coloca. Um título cujos puzzles, a início, até pareciam simples…

Este é um jogo simples mas que, através da sua simplicidade, alcança a genialidade. Deixando a curiosidade do jogador sempre desperta, obriga-o a procurar pistas entre os jornais, as notas e os papéis dispersos pela ruína deste bloco de apartamentos. A história daquilo que realmente aconteceu e qual o papel da nossa personagem no meio de tudo aguarda-nos no final. Quem somos? Onde estamos? O que aconteceu? Estas são simples perguntas que, a pouco e pouco, Homesick vai respondendo por entre a excelente atmosfera que a Lucky Pause aqui proporciona, embora com uma longevidade curta (Homesick pode ser terminado em menos de uma hora).

Veredicto

Homesick não é um título para todos os jogadores, sobretudo não o é para aqueles que não prescindem de uma boa cena de acção. Não obstante, Homesick é uma experiência única, repleta de uma atmosfera imersiva que coloca o jogador no meio de várias questões por responder. Visualmente, Homesick é arrebatador e um verdadeiro exemplo das capacidades do Unreal Engine, apenas pecando pela curta longevidade.

  • ProdutoraLucky pause
  • EditoraLucky pause
  • Lançamento28 de Maio 2015
  • PlataformasPC
  • GéneroAventura
?
Sem pontuação

Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.

Mais sobre a nossa pontuação
Não Gostámos
  • Longevidade Curta

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.

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