hitman-go-wasd

Análise: Hitman GO – Definitive Edition

O Agente 47 dispensa qualquer tipo de apresentações. Este homem calvo entrou nas plataformas móveis com Hitman GO, um jogo com uma perspectiva e abordagem diferente do que estamos habituados, mas o seu sucesso foi tão grande, que temos agora uma versão definitiva para PC, PS4 e PSVita.

O assassino de inexistente protecção capilar (vulgo careca), com um código de barras na nuca, é a estrela da série Hitman. Um jogo de acção em terceira pessoa com um grande foco nos ataques furtivos e na estratégia necessária para uma missão bem sucedida. Este novo jogo que chega agora ao PC e consolas PlayStation, porém, tem uma nova abordagem de estratégia que confere uma nova abordagem à série.

O Hitman GO surpreendeu quando foi lançado para iOS e Android em 2014. As mecânicas da série foram fundidas num jogo de puzzles por turnos, com desafios bastante arrojados. Contudo, existe sempre aquela dúvida: Como será que o jogo, criado com dispositivos móveis em mente, se comporta noutras plataformas?

Aqui, tenho a dizer-vos que foi uma agradável surpresa. Na versão que testámos, para PC, nunca tive problemas usando o rato nem senti falta de um controlo mais intuitivo. Porém, na versão PS4 é possível usar o touchpad para simular o controlo dispositivos móveis. Se preferirem, podem sempre usar os analógicos para controlar o Agente 47, mas a lógica do ecrã táctil parece-me bem mais intuitiva.

A excepção destas novidades de controlo, o jogo mantém-se inalterado e, mais uma vez, sob vamos acompanhar o Agente 47, passando por uma série de puzzles com os mais variados objectivos. Sempre que movimentam o protagonista uma casa, também todos os inimigos vão se mover uma casa, obrigando a pensar sempre no nosso próximo passo.

Diria que é uma espécie de jogo de tabuleiro, com componente de jogo de acção. Há níveis em que será necessário eliminar um alvo específico e neste tipo de missões, com segurança mais rígida, terão de pensar em todas as possibilidades e como todos se podem movimentar contra inimigos, sejam eles cães, snipers ou até civis.

Os maiores desafios do jogo estão nos níveis com três estrelas, com objectivos que passam por apanhar malas fora do caminho, terminar os níveis num determinado número de turnos ou, por exemplo, não matar ninguém. Alguns níveis permitem ganhar as estrelas numa só tentativa, mas também pode acontecer o contrário e terão de tentar várias vezes até conseguirem coleccionar todas as estrelas.

O nível de dificuldade do jogo está muito bem pensado. Os primeiros obstáculos variam entre inimigos fáceis de matar e até mesmo de evitar, mas alguns níveis mais à frente e a opinião começa a mudar. Existem inimigos que não se movem e permanecem atentos no seu local, outros usam cães para nos detectar e existem ainda snipers sempre com a mira apontada. Enfim, tudo começa a complicar a vida ao Agente 47 e a única forma de os contornar será usando a vossa inteligência e lógica.

Irão cruzar-se também com rochas e outros objectos que podem atirar para distrair os incautos, permitindo esgueirar-se entre eles. Também está presente a capacidade incrível que este assassino tem em infiltrar-se nos grupos com fatos diferentes. Em suma, posso dizer-vos que todas as mecânicas da série estão presentes e muito bem condensadas neste jogo.

Eu fiquei particularmente fã pelo visual minimalista do jogo que simula, de forma genial, um realista jogo de tabuleiro, com o Agente 47 e as restantes personagens representadas como simples peças de um jogo. Mas isto não significa que os níveis não tenham detalhe, muito pelo contrário. Todo o design mostra a grande versatilidade do motor Unity, que tem vindo cada vez mais a mostrar o seu potencial. Depois de um outro bom exemplo com o bonito Firewatch, temos este Hitman em mãos.

Em termos de áudio, também ele é minimalista. Temos apenas um som de ambiente calmo para não apressar qualquer movimento e só apenas níveis com alvos específicos, toca uma música com mais ritmo. De resto… o silêncio é de ouro.

O que é que torna esta versão numa edição definitiva? É simples, esta traz todos os conteúdos adicionais que saíram ao longo do tempo para este jogo, além dos gráficos melhorados para as novas plataformas. São 90 níveis que irão testar a vossa inteligência e paciência, por apenas 7,99€ para todas as plataformas. E enquanto escrevo esta análise, o jogo está com 20% de promoção no Steam e a SEN, ficando a pouco mais de 6€.

Veredicto

O Hitman GO, pode ter sido criado com os dispositivos móveis em mente, mas funciona perfeitamente fora destas plataformas com esta versão definitiva. Um jogo de puzzles que surpreendeu todos em 2014, continua excelente e está capaz de angariar mais fãs, sobretudo com o próximo jogo da série a caminho. O seu preço acessível torna-o obrigatório para qualquer fã do Agente 47 ou até mesmo de quem gosta de um bom quebra-cabeças e procura uma abordagem diferente desta série de sucesso.

  • ProdutoraSquare Enix Montréal
  • EditoraSquare Enix
  • Lançamento23 de Fevereiro 2016
  • PlataformasPC, PS4, Vita
  • GéneroEstratégia, Puzzle
?
Sem pontuação

Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.

Mais sobre a nossa pontuação
Não Gostámos
  • Não é um jogo rápido e requer tempo
  • Alguns níveis são capazes de tirar a paciência até ao Gandhi

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.

Comentários