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Grand Slam Tennis 2

Diz-se que o Ténis tem mais piada a jogar que a ver, dando alguns torcicolos a espectadores. Desporto de elite, o Ténis recebeu sempre grande destaque no mundo dos videojogos, talvez por esse motivo, com três grandes jogos no mercado a disputar a liderança nas vendas.

Recordamos com saudades as lendárias e emocionantes partidas com John McEnroe ou Martina Navratilova, mas também apreciamos a técnica moderna de Rafael Nadal ou o mais recente campeão Novak Djokovic.

A EA Sports apanhou essa essência no seu mais recente tributo ao desporto da raquete com Grand Slam Tennis 2, a sequela de um jogo muito menos sério exclusivo da Nintendo Wii que aborda os quatro maiores torneios mundiais conhecidos como Grand Slam.

Entrar no Ranking Mundial

A par do jogo-rei da EA Sports, FIFA12, este Grand Slam Tennis 2 partilha o mesmo ambiente gráfico desde os menus ao próprio motor de jogo e respectivas físicas adaptadas, obviamente, ao Ténis.

Assim, segundo a lógica de interface, é possível realizar jogos casuais com os amigos ou online através da PSN ou Live, mas também, tal como em FIFA, iniciar o modo carreira criando uma personagem que podemos até personalizar com o famoso “Game Face” que permite colocar a nossa cara no jogador e podemos evoluir com os pontos e experiência que ganhamos em diversos jogos incluídos nos oito torneios distintos em dois escalões possíveis: o ATP (Masculinos) e o WTA (Femininos).

Para evoluir, basta que passemos pelos diversos ambientes de treino para aprendermos técnicas de jogo, desde o famoso Top Spin, cortes em efeito, volleys e tantos outros golpes que visam dominar a pequena bola amarela com a nossa raquete. Também existem exibições e jogos contra adversários que nos dão pontos e prémios como raquetes, roupa ou acessórios que melhoram a nossa prestação.

O modo carreira é bastante compensador e permite sentir a evolução da personagem a cada melhoramento. Com a evolução, vem também um aumento na dificuldade dos adversários. Longe ficam as pequenas sequelas ou períodos de descanso, uma espécie de gestão de carreira que outros jogos insistem em incluir pelo meio e que nem sempre funciona bem num videojogo deste género.

Contra nós estão “somente” os grandes nomes do Ténis mundial actual e do passado. Nadal, Féderer, mas também as irmãs Williams e a pin-up do Ténis Maria Sharapova estão presentes entre grandes lendas como Sampras, McEnRoe e tantos outros. Cada um com a sua técnica e a sua marca de serviço ou recepção. Quem domina o ténis reconhece até a forma de mover em campo, o tipo de jogo mais junto à rede ou mesmo os gritos aquando do impacto na bola.

O ambiente, tal como em FIFA, lembra uma exibição televisiva com comentadores de serviço (um deles é o próprio McEnroe). Para isso conta com o grafismo e imagem da célebre cadeia Norte-Americana de televisão dedicada ao desporto a ESPN.

Pegando na Raquete

Os quatro torneios Grand Slam incluídos no jogo, correspondem aos torneios reais que este ano discutem o título do ranking mundial e estão completos com os respectivos recintos. O Open da Austrália e o torneio Americano US Open ambos em asfalto, o torneio no Reino Unido de Wimbledon (uma novidade nos jogos de Ténis modernos) com o seu relvado e o famoso torneio Francês de Roland Garros em terra batida. Cada recinto possui três campos diferentes com diferentes disposições e bancadas.

Além destes, são incluídos mais quatro torneios não licenciados denominados de Torneios EA Sports em Shangai, China e Dubai em asfalto, Geneva Suiça em terra batida e Brighton no Reino Unido em relvado.

A nível de jogabilidade GST2 apresenta uma novidade a nível de controlo para a Playstation 3 com o comando PS Move. Todos os movimentos de raquete são replicados com o comando de movimentos da Sony com algum nível de precisão. Isto permite uma jogabilidade muito mais intuitiva e até algum exercício físico. Incompreensivelmente, porém o Kinect foi esquecido na Xbox 360 usando apenas o comando tradicional.

Quem tiver de usar o pad da Xbox360 ou o Dualshock/Six-Axis vai experimentar um novo estilo de controlo denominado de “Total Racquet Control” em que todos os movimentos e golpes são possíveis apenas com os dois controlos analógicos. Ou seja, o pequeno joystick da esquerda controla o movimento do jogador e o da direita o movimento da raquete, permitindo golpes de efeito com todo o controlo. Como esta lógica exige algum treino, para os mais desesperados continuam a haver os controlos clássicos com os botões dos comandos, mas curiosamente, depois de se habituarem aos comandos nos analógicos, irão achar os botões demasiado sintéticos e fáceis.

O grafismo de GST2 é o que seria de esperar num jogo deste calibre. Não são realmente fantásticos e realistas como TopSpin mas também não são o ambiente quase cartoonesco de Virtua Tennis. Digamos que ficam pelo meio e são competentes. Onde não deslumbram, premeiam a fluidez e a definição. As animações, como já dissemos, são tão precisas que cada jogador tem o seu estilo e nota-se que foram criadas com base num sistema de captura de movimentos sendo bastante realistas. O que interessa ao jogo é a física da bola e raquete, e aqui está exemplar como seria de esperar de um jogo da EA Sports..

Destaque ainda para o som, com um áudio bem conseguido com o um público presente e vibrante que até se empolga com os lances mais emocionantes, os comentários presentes e dignos dos melhores programas de televisão, os ruídos do campo com o derrapar dos ténis no asfalto o a força do impacto da bola na raquete. A música fica a cargo do famoso DJ Paul Van Dyk na íntegra, algo novo nos jogos da EA Sports que geralmente contam com uma banda-sonora mista.

Veredicto

Goste-se ou não do desporto em si, o Ténis e os videojogos estiveram sempre de mão-dada. Incrivelmente, o Grand Slam Tennis 2 tem para competir não um mais dois grandes outros títulos com mais ou menos vendas e mercado. Mesmo assim, a EA Sports firma-se bem neste género com um motor gráfico robusto e algumas ideias interessantes como o Total Racquet Control e a integração com o Move. Mesmo assim, pensamos que havia algum trabalho para fazer em relação ao realismo dos gráficos e fica a faltar a integração com o Kinect.

  • ProdutoraEA Sports
  • EditoraElectronic Arts
  • Lançamento14 de Fevereiro 2012
  • PlataformasPS3, Xbox 360
  • GéneroDesporto
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Sem pontuação

Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.

Mais sobre a nossa pontuação
Não Gostámos
  • Ausência de suporte Kinect
  • Novos controlos exigem treino para dominar
  • Não é deslumbrante como outros títulos

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.

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