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Análise: Fantasy Life (3DS)

Depois de, durante meses a fio, ter deixado a salivar os fãs dos JRPGS no Ocidente, Fantasy Life chega finalmente a todas as consolas 3DS europeias.

Pela mão da Level 5, responsável por algumas pérolas como Ni No Kuni: Wrath of the White Witch ou a saga do Professor Layton, este simulador/RPG traz algumas novidades que vão deixar os fãs de Zelda, Harvest Moon, Pokémon e Animal Crossing muito contentes com as mecânicas de jogo. Num estilo artístico muito peculiar e até já característico de alguns jogos nipónicos, Fantasy Life introduz 12 profissões que o jogo intitula de life classes. Cada uma delas com as suas próprias habilidades e que se mantêm quando mudamos de profissão. Sim, é possível alternar a qualquer momento no jogo entre as doze hipóteses, dominando todas as habilidades disponíveis no jogo ou então só uma.

Algo que abre uma panóplia de cenários infindáveis na maneira como jogamos este JRPG. Por exemplo, podemos pegar na life class de miner (mineiro) e recolher uma série de metais que, depois já como blacksmith (ferreiro), podemos fundir e criar uma espada. Arma essa que depois podemos usar enquanto paladin para desbravar caminho por entre monstros numa masmorra. Um pouco à semelhança do que, por vezes, acontece nos MMORPG’s em que usufruímos das profissões disponíveis para melhorar a nossa personagem. A diferença aqui é que podemos fazer só isso e a profissão do nosso personagem é o centro do nosso mundo em Fantasy Life.

Levando muito à letra o role-playing (desempenhar um papel) da sigla JRPG, deixa o jogador jogar como bem entender. Cada uma das life classes tem a sua própria questline de acordo com a profissão que representam. Podemos até desfrutar de todo o jogo sem, uma única vez, bater num monstro. Cada profissão é muito específica e envolve diferentes capacidades, tal como acontece na realidade. Fundir materiais, por exemplo, funciona numa espécie de QTE, enquanto que ser Mage envolve mais dedicação a desenvolver as habilidades. Algo que, em alguns casos, acontece simplesmente a repetir a mesma acção.

Os materiais que conseguimos nas várias profissões podem ser usados pela nossa personagem, ou então vendidos para amealhar uma pequena fortuna que depois pode ser utilizada para desenvolver, de outra forma, a nossa personagem. Também podemos redecorar a nossa casa com novas peças de mobiliário ao estilo The Sims. No entanto, se gostarmos de nos restringir àquilo que já é habitual nos JRPG’s, podemos usufruir do sistema de combate de Fantasy Life que funciona de uma forma semelhante ao estilo da saga Zelda. No entanto, requer um melhor timing no pressionar dos botões e nada daquele puxar desenfreado da tecla A da nossa 3DS.

O mapa do mundo de Fantasy Life é enorme e podemos contar com a ajuda de montadas para o atravessarmos de forma mais rápida. Se, mesmo assim, nos sentirmos desacompanhados nesta demanda de atravessar este enorme mundo, podemos arranjar um animal de estimação. Este é um universo repleto de coisas banais no género RPG, a diferença está na liberdade que nos dá e no modo como nos deixa vivê-lo.

Curiosamente, admito que o que mais me despertou a atenção neste jogo foi o nome associado à banda sonora: Nobuo Uematsu. Um dos responsáveis pelas excelentes bandas sonoras de Chrono Trigger e da série Final Fantasy tem aqui, infelizmente, uma das bandas sonoras menos interessantes entre aquelas em que esteve envolvido.

Por outro lado, no menu inicial paira a ameaça do conteúdo a pagar através de uma opção ali assinalada. À data desta análise, sempre que tentávamos aceder a esta opção recebíamos uma mensagem de erro. Ficamos à espera do que poderá ser.

Veredicto

A Level 5 traz, com Fantasy Life, um jogo alternativo que explora novas dimensões no paradigma JRPG, apesar de também cumprir todas as convenções do género. Mesmo arriscando, o estúdio japonês de Fukuoka, Level-5, consegue uma boa experiência de jogo que deve ganhar fãs por ser diferente da restante oferta no mercado. Se estás farto da tradição RPG de evoluir batendo, então este é o RPG para ti. Se não estás, este pode ser na mesma um bom RPG para ti, já que a componente de acção é igualmente interessante e semelhante a outras sagas como Zelda, por exemplo. Tudo isto, num mundo tão vivo como o de Pokémon ou Harvest Moon. Só temos de nos deixar envolver. Marca na tua agenda porque Fantasy Life chega a Portugal já no dia 26 de Setembro.

  • ProdutoraLevel-5
  • EditoraNintendo
  • Lançamento26 de Setembro 2014
  • Plataformas
  • GéneroRole Playing Game
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Sem pontuação

Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.

Mais sobre a nossa pontuação
Não Gostámos
  • Conteúdo a pagar
  • Banda sonora
  • Alguma repetição

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.

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