Criterion é um estúdio bastante conhecido pela sensação de velocidade fora do normal e acidentes arrepiantes dos jogos Burnout. Em 2010 teve a oportunidade de trabalhar num Need for Speed e o resultado não podia ser melhor, carros reais, perseguições cheias de adrenalina e muita borracha queimada. Este ano voltam para repetir a fórmula com um dos mais adorados Need for Speed de sempre – Most Wanted!
A premissa é simples, acabámos de chegar a Fairhaven e como objectivo temos de procurar a fama e a glória chegando ao topo da lista dos condutores mais procurados da cidade, ganhando Speed Points e evitando polícias… muitos polícias!
Most Wanted tem várias diferenças em relação aos tradicionais jogos de corrida, talvez a decisão mais interesante seja maneira de obter carros novos. Normalmente começamos com carros lentos e enfadonhos e temos de percorrer o jogo para obter os melhores carros, mas aqui é diferente. Todos os carros estão disponíveis logo de início, apenas temos de os encontrar pela gigante cidade, uma vez encontrados são adicionados à nossa lista de carros. A sensação de recompensa não é tão boa como noutros jogos, mas incentiva a exploração da cidade e no fundo é a mecânica base de qualquer jogo open world.
Darão por vocês a evitar as corridas para descobrir os 50 carros disponíveis, que vão desde o simples 911 Carrera até aos mais exóticos e raros como é o caso do Marussia B2 ou o Veyron. Cada carro possui upgrades personalizáveis como nitro, pneus e modificações de chassis, mas o modelo de progresso é mais básico. Cada upgrade é baseado no progresso e performance do condutor e concebido apenas para cada carro, ou seja, se descobrir um carro novo que simpatizam vão dar por vocês a repetir as corridas mais fáceis para aceder a upgrades básicos.
Em Most Wanted tudo é controlado através do EasyDrive e controlado pelo nosso D-Pad. (Imagem em cima) É capaz de marcar no nosso mapa as corridas, desafios ou até levar-nos ao carro pretendido. Também é possível mudar, em qualquer momento, os upgrades do nosso carro. Digamos, por exemplo, que a corrida em questão tem muitas curvas, seria inteligente colocar uma caixa de velocidades mais curta e com EasyDrive isso é possível, mas tenham cuidado ao tirar as mãos do volante num jogo destes…
Com EasyDrive é fácil encontrarmos sempre alguma coisa nova para fazer. Além das típicas corridas temos também os desafios Speed Run, Ambush e Most Wanted. Em Speed Run onde temos de manter uma determinada velocidade média até ao final da corrida e em Ambush começamos rodeados de carros de polícia com o objectivo de fugir ileso. Por fim nas “missões” Most Wanted temos de correr contra carros especiais para subir na lista de mais procurados.
Ainda com EasyDrive, regressa também o Autolog que vai literalmente comparar tudo o que fazem em Fairhaven com os vossos amigos de forma assíncrona, querendo com isto dizer que podemos competir com os nossos amigos mesmo que eles não estejam online.
Essa competição é feita através de vários radares espalhados pela cidade que registam a nossa velocidade e compara directamente com os nossos amigos. Sempre que encontram um carro novo verão também quais dos amigos também já encontrou e tem ainda um toque bastante interessante, o Autolog regista a distância de determinados saltos em placards de publicidade, o líder do salto terá o seu avatar registado no placard dando a sensação que estamos realmente a competir com amigos e não contra inteligência artificial, apenas com o senão que necessitam de muitos amigos que possuam o Most Wanted para tirar total partido do Autolog.
Veredicto
Graficamente não há muito a dizer, o jogo tem muito bom aspecto, mas não melhorou muito desde Hot Pursuit. Tem excelentes efeitos de luz e os acidentes e a sensação de velocidade são tão bons como sempre foram nos jogos da Criterion.
Elementos de Burnout com uma nova versão do Autolog parece a melhor receita para um jogo de sucesso e a Criterion consegue assim colocar o Need for Speed de volta aos seus tempos de glória com novas ideias e bastante adrenalina. Será, muito provavelmente, um dos melhores jogos de carros do ano.