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Minecraft: Xbox 360 Edition

O que é que há neste jogo que se resume a minar terreno em busca de minério e erguer construções elaboradas? É difícil explicar o que há de especial em Minecraft, até o jogarmos. Depois… bem, depois perdemos a vida própria e andamos a escavar e erguer muros…

À partida este novo jogo para Xbox360 tinha tudo para falhar. Gráficos 3D fracos, tudo pixelizado, ausência de articulações nos seres vivos, animações fracas, falta de objectivos concretos… enfim… Só que Minecraft é um género único que já conta com uma legião de fãs no PC e Mac (com uma incursão nas plataformas portáteis com uma versão mais lite) e chega agora à consola da Microsoft cheio de vontade de angariar ainda mais fãs. Infelizmente, porém, esta aventura em consolas vem pejada de polémica já que a versão em mãos é a BETA 1.6.6, uma versão antiga de testes do motor da Mojang que a 4J Studios teve para trabalhar e que é conhecida pelos imensos bugs e faltas. Mas mesmo assim, é uma versão bastante simpática e com algumas inovações perante a versão PC.

Minecraft é um enorme sandbox. Os mundos gerados são aleatórios e não possuem fim. Bom… na Xbox 360, por enquanto têm, já lá vamos. O objectivo é tirar proveito dessa enormidade escavando para encontrar carvão, ferro, ouro ou mesmo diamante e usar esses materiais para construir outras coisas. Por exemplo, o carvão pode ser colocado numa fornaça para fundir metal e assim criar uma picareta para picar melhor a pedra. O ouro pode ser usado como adorno ou em criar objectos especiais como um carril especial que aumenta a velocidade do carrinho numa pista de carris.

Ao certo, ao certo, não há objectivos, não há um inicio ou um fim, há só o desfrutar de um jogo aberto que pode ou não possuir adversários (depende do nível de dificuldade, se bem que aconselhamos a usar o modo “Peaceful” para as construções e exploração), que permite aprender a criar objectos pela fusão ou união de materiais, permite fazer construções absolutamente loucas e até possui um ciclo de dia e noite e meteorologia.

Minecraft é um mundo estranho, onde tudo é pixelizado, em formato de cubo ou bi-dimensional. A água parece gelatina e a terra fica suspensa no ar. Fizemos de tudo um pouco, desde uma muralha digna de fazer corar a Muralha da China, até uma base debaixo do mar com direito a elevador e tudo. As horas foram muitas e a diversão nunca parou. E até esquecemos que este jogo não dá pontos, não tem história, não tem objectivos e nem sequer tem uma explicação sobre o que fazer.

A versão Xbox360, como já dissemos, inova e desaponta nalguns pontos. Em primeiro lugar os mundos estão agora limitados aos 1024×1024 blocos de dimensão, algo que a 4J já prometeu ampliar. Mas nem tudo é mau. O sistema de Crafting é diferente, já não obrigando ao adicionar de materiais em padrões mas fazendo-o automaticamente. Também a possibilidade de jogarem dois jogadores em ecrã dividido ou o uso do sistema Xbox Live para jogar com amigos até oito jogadores e ainda um sistema de controlo repensado para o gamepad. De resto, tudo o que estava previsto para esta edição, continua por fazer, como a possibilidade de jogar online com jogadores de PC ou a integração com o Kinect. Mas a 4J Studios e a Mojang já vieram dizer que tudo isso está para breve e que a versão actual Release 1.2.5 chegará mesmo à Xbox 360.

Conclusão

Ainda não é o Minecraft que conhecemos, mas para lá caminha. É um jogo extremamente viciante que já tem tantos seguidores que este ano, algures na Europa, haverá o segundo encontro mundial de fãs, chamado Minecon. Este é o jogo para descontrair na Xbox 360 e apesar de ter alguns momentos de tensão com os modos mais avançados de dificuldade, é até bastante pacífico e onde o simples acto de fazer fogo é uma grande vitória!

  • Produtora4J Studios
  • EditoraMicrosoft
  • Lançamento9 de Maio 2012
  • PlataformasXbox 360
  • GéneroAventura
?
Sem pontuação

Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.

Mais sobre a nossa pontuação
Não Gostámos
  • Versão BETA 1.6.6 é antiga e possui muitas faltas e bugs
  • Limite dos mundos causa frequentes perdas de orientação
  • Updates tardam bastante

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.

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