killzone1header

Killzone HD

Killzone foi o primeiro jogo da premiada série exclusiva da Sony para as suas consolas. Pela mão da Guerrilla Games, esta série já mostrou o que se consegue fazer numa Playstation 3 com os dois últimos jogos, mas sabiam que o primeiro jogo para Playstation 2 foi um dos melhores shooters nesta consola? Sim, nesta consola, porque acusa a idade… E muito…

Uma vez perguntaram-me qual dos Killzone mais gostava. Tendo em conta que joguei quatro (um para PSP pelo meio) a série estava-me embebida no tutano, porque até gosto de Shooters e Killzone foi sempre um grande showcase tecnológico da Playstation como marca. Disse sempre que foi o primeiro. Isto porque o joguei originalmente na Playstation 2 e lembro-me de adorar a rudeza e dificuldade do jogo. Recentemente, a Sony lançou uma colecção chamada Killzone Trilogy que inclui os jogos mais recentes, Killzone 2 e 3 mas também o patriarca que se estreou na PS2… Digamos que a minha opinião mudou muito desde há uns dias para cá. Isto porque eu esperava que houvesse um reformular do jogo e não apenas uma simples remasterização… Mas adivinhem o que a Sony e a Guerrilla Games fizeram…

Pois é… uma simples remasterização não faz jus ao jogo que Killzone foi na PS2. Porquê? Os comandos e interacção são completamente absurdos nos dias de hoje. Se lá atrás o jogo sofreu imensa crítica por não ter mira de arma e por confiar em comandos toscos e uma inteligência artificial muito pouco inteligente, justificava-se um repensar disto tudo actualizando-o para os “standards” actuais. Mas, ao contrário da lógica seguida, por exemplo, pela Microsoft com Halo Anniversary, a Guerrilla decidiu apenas refinar os gráficos e polir as texturas. E até mesmo os famosos problemas de som do primeiro jogo transitaram para esta versão HD.

Os modelos das personagens e animações são perfeitamente replicados do primeiro jogo, sem sofrerem qualquer melhoramento. A nível de cenários, também aqui houve falta de vontade de trabalhar no ambiente, com alguns mapas a parecerem demasiado despidos de elementos, fruto de uma optimização na consola da anterior geração.

A única coisa que vale a pena neste Killzone, para todos os que gostam da série na PS3, é poderem jogar com as diversas personagens intercaladas como o famoso Captain Templar, descarregar montes de balas com a arma de Rico ou entrar furtivamente numa zona na pele de Luger com a sua arma suprimida. Há ainda uma quarta personagem que é o agente infiltrado Hakha que é basicamente um espião vestido de Helghast. Mas não se enganem. Apesar das quatro personagens oferecerem diferentes perspectivas e formas de jogo, os problemas de interacção não melhoram com cada nova arma ou característica especial.

Infelizmente esperava mais. E sim, continuo a achar que o enredo deste jogo é muito melhor que os dois últimos e que em termos de impacto este foi o jogo que mais me impressionou na altura na minha velhinha PS2 Silver. Só que a idade que o jogo tem, pela fraca vontade da Sony de homenagear este jogo com uma actualização decente, coloca-o no fundo da preferência de qualquer um a nível do que hoje existe para Playstation 3. E no final, acaba por ser o pior jogo da série. Infelizmente. Mais valia uma reedição como clássico PS2, porque a sigla HD só lá está porque as texturas têm mais de 16 bits… mais nada justifica essa sigla. Nem mesmo o framerate, já que por diversas vezes tivemos quebras de performance e mesmo lag… Aliando isto aos já mencionados problemas de som com desfasamentos e cortes e este nem parece um jogo da Guerrilla Games… mas é… só que já tem oito anos de vida…

Veredicto

Esta foi uma análise diferente. Eu sei. Mas a ideia é que me foi proporcionado jogar um jogo que outrora me preencheu as medidas e que agora, simplesmente me aborrece pela sua repetição, erros de Inteligência Artificial e interface datado e tosco. Há jogos que não nos importamos não ter mira de arma ou não poder saltar sobre obstáculos, mas não num shooter e não nesta geração. Sobretudo quando Killzone 2 e 3 deram muitas lições de interacção e jogabilidade. Honestamente, este Killzone desaponta por ser só um jogo antigo com cara lavada.

  • ProdutoraGuerrilla Games
  • EditoraSony Computer Entertainment
  • Lançamento24 de Outubro 2012
  • PlataformasPS3
  • GéneroFPS
?
Sem pontuação

Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.

Mais sobre a nossa pontuação
Não Gostámos
  • Faltou actualizar a interacção e jogabilidade
  • Faltou actualizar os modelos e animações
  • Problemas de som... desde a Playstation 2...

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.

Comentários