journey

Análise: Journey (Actualização PS4)

Às vezes, raramente diga-se, os jogos são muito mais que meras peças de entretenimento. Felizmente que temos tido a sorte nesta era de grandes avanços de tecnologia visual e físicas de ver nascer projectos lindíssimos que podem nem ser para as massas, mas uma horda de apreciadores vai, sem dúvida, agradecer. O jogo Journey, exclusivo da Playstation Network é mesmo isso. Dos criadores ThatGameCompany, os mesmos de FlOW e Flower, chega-nos um jogo que é uma peça de arte e ao mesmo tempo uma grande mensagem de coragem e cheia de significado.

Leiam aqui a Actualização para Playstation 4

Análise Original da Playstation 3

Journey, como o próprio nome indica é uma jornada ou uma viagem por entre vastidões a perder de vista e plataformas que convidam a pensar para ultrapassar. Um pequeno ser vestido com um poncho castanho e envergando um longo cachecol, viaja pelo deserto, pelas profundezas do mar e pela neve, numa epopeia para, não só descobrir o que se passou naquele planeta, como o seu próprio papel em trazer a esperança aos seres que ainda lá habitam. Pelo meio, é auxiliado tanto por estranhos lenços que voam como pássaros, até enormes lençois que se erguem do chão. O objectivo é carregar o cachecol com poderes mágicos e voar com ele. Sem levantar o véu, digamos que teremos de trazer de volta ao mundo ora deserto, ora gelado, a centelha da vida e o fim da opressão da maquinaria destrutiva que oprime tudo e todos.

Através da Playstation Network poderemos encontrar mais seres iguais na mesma jornada. Os nomes dos jogadores não aparecem, só depois dos créditos finais são listados os companheiros que encontrámo. Assim, só os seres semelhantes ao nosso aparecem, com maior ou menor cachecol, de acordo com a sua experiência e exploração. Não há comunicação, como não há falas nem letras legíveis ao longo de todo o jogo. Apenas podem premir o botão círculo e interagir. O objectivo é acompanhar o companheiro na mesma epopeia. Uma interacção anónima e impessoal.

Graficamente, Journey é uma expressão lindíssima do poder visual da Playstation 3. Fluido, repleto de tons pastel em paletes dominantes de amarelos e laranjas (no deserto) de negro e azul escuro (catacumbas) ou branco e azul (neve), com físicas e dinâmicas muito realistas. Desde a corrida pelo deserto e a areia que levanta, até ao deslizar pelo gelo. Juntem uma banda sonora que tem tanto de místico como de magnificamente relaxante e têm toda a aura de Journey descrita.

Conclusão Original

Para um jogo em nenhuma palavra é escrita ou dita, para um jogo que nem o nome das personagens sabemos ou que planeta sequer se trata, é um título impressionante. Uma lufada de ar fresco nos clichés dos jogos modernos. Um convite a pensar e a apreciar. Não fosse a necessidade de pegar no comando e jogar mesmo, subir plataformas e chegar à tal montanha, bastava-nos relaxar e olhar para o jogo com um bom quadro vivo. É uma peça de arte, daquelas raras. E vale cada cêntimo na PSN.

Análise da Actualização para Playstation 4

Se viveram numa caverna até há poucos dias, talvez não conheçam Journey. Agora que chega à actual geração de consolas Playstation já não terão qualquer desculpa para não o conhecerem. Quem o jogou na PS3, pode jogar agora na Playstation 4 graças ao Crossbuy. E está mesmo na altura de revisitar este grande clássico da PSN. Provavelmente esquecido na vossa biblioteca, porém, não perdeu qualidades com o passar do tempo.

Talvez a pensar nisso, a ThatGameCompany também não perdeu muito tempo a criar o jogo na Playstation 4. Alguns anos depois (mais de três), seria de esperar algo novo, algum mapa diferente, um jogo maior, mas não. Journey continua igual a si próprio, igualmente belo, igualmente minimalista. Já na PS3 parecia lindíssimo, agora na PS4 é o mesmo quadro dinâmico, a mesma obra de arte interactiva.

Não há muito mais a dizer desta versão. Se lerem a análise original acima, terão o mesmíssimo jogo a correr na vossa PS4. Talvez diga que aparecem mais utilizadores anónimos que na nossa experiência na anterior consola. Talvez porque, entretanto, o jogo já tenha ganho a fama e o proveito de ser um dos melhores exclusivos jamais lançados na PSN.

Veredicto da Actualização PS4

Quem não conhecia, perdeu um clássico, mas pode agora redimir-se na Playstation 4. Quem já o tinha jogado na PS3, tem agora a hipótese de revisitar o jogo, que até já devia estar a ganhar teias de aranha na vossa memória. Em ambos os casos, após umas horas poderão responder daquela forma mística, quando vos perguntam como é jogar Journey: “É uma experiência bela, mas tens de jogar. Agradece-me depois!”. Soa bem e é mesmo verdade. Que estão à espera de partir em viagem?

  • ProdutoraThatGameCompany
  • EditoraSanta Mónica Studios (SCEA)
  • Lançamento14 de Março 2012
  • PlataformasPS3, PS4
  • GéneroPlataformas
?
Sem pontuação

Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.

Mais sobre a nossa pontuação
Não Gostámos
  • Curto
  • Actualização PS4 não acrescenta nada

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.

Comentários