kingsheader

Hustle Kings

Ah, snooker… tão boas recordações da mesa de feltro verde, as bolas polidas e o taco envernizado. Muitas horas a passar giz na ponta para aquela jogada importante. O snooker, bilhar ou pool são jogos clássicos que adicionam destreza, poder de cálculo e visão num só local. Hustle Kings é um jogo que convida a jogar sempre que vemos uma mesa pronta a “abrir” jogo. Só falta mesmo o copo de Whiskey ao lado e talvez o cheiro característico de um bar para adicionar atmosfera.

Já tinham passado três anos desde que o título foi lançado para Playstation 3. Era tempo de uma remodelação importante de modo a tirar pleno proveito no novo ecrã OLED da PS Vita. E o trabalho foi exemplar. A dada altura é mesmo possível confundir o que estamos a ver com a realidade porque o grafismo é mesmo muito bom. A nível de localizações, voltamos a ter diversas salas à escolha, assim como a cor do feltro da mesa, tacos, etc. Infelizmente as três câmaras à escolha não ajudam muito com alguns problemas de ângulo que temos pena de são usar os acelerómetros da Vita para ajustar.

A nível de jogabilidade, o jogo aposta sobretudo no ecrã frontal táctil com multi-toque. Usando o dedo direito apontamos o taco e com o esquerdo podemos definir o efeito a dar na bola. Mesmo assim é possível usar os comandos analógicos que facilitam um pouco a vida para quem não se conformar em usar as duas mãos. Podemos escolher entre jogos clássicos como Bilhar, Eight Ball, Straight Pool, entre outras regras oficiais, ou experimentar jogadas de truque onde podemos tirar proveito de efeitos, golpes ou simples manobras para resolver algumas fases de jogo mais complexas. A interacção passa por puxar o taco atrás com o dedo e empurrar o mais direito possível e com a força necessária. Até mesmo o giz podemos passar na ponta para ajudar nas jogadas mais dificeis.

Por fim, há que assinalar que a oposição artificial chega a ser desesperante de tão eficaz. Os oponentes de inteligência artificial, sobretudo em modo de campeonato são irritantemente perfeitos. Ainda bem que podemos ir online jogar contra outros jogadores humanos que tem de jogar da mesma forma que nós, ou seja, de forma imperfeita. Há até um pequeno chatroom onde podemos comentar as jogadas e, quem sabe, fazer jogo psicológico…

Conclusão

Um bom jogo para PS Vita, sem dúvida o jogo de snooker mais realista para a PS3 e agora para a PS Vita. Lamentavelmente o grau de dificuldade pode ser desafiante e algumas arestas ficam por limar como a constante informação que é preciso giz no taco ou o desesperante modo de treino que parece nunca mais acabar. Mas no fim, com algumas horas de treino, temos jogo e é muito divertido de jogar para quem não tem em casa uma destas magníficas mesas para jogar no real… mas whiskey temos…

  • ProdutoraVooFoo Studios
  • EditoraSony Computer Entertainment
  • Lançamento22 de Fevereiro 2012
  • PlataformasVita
  • GéneroDesporto
?
Sem pontuação

Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.

Mais sobre a nossa pontuação
Não Gostámos
  • As camaras nem sempre ajudam
  • A inteligência artificial tem arte para o impossível

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.

Comentários