Mais infoProdutora: DICEEditora: Electronic ArtsLançamento: 14/06/2012Plataformas: , , Género:

Tudo o que gostam na série Battlefield é posto em causa. Os combates em enormes mapas com montes de veículos terrestres, anfíbios ou aéreos, são trocados por mapas pequenos, claustrofóbicos e verticais em combates de infantaria. O novo DLC de Battlefield 3 chama-se Close Quarters e nessa mudança temporária de atitude, a DICE volta a surpreender pela positiva.

A par do lançamento do novo serviço Battlefield Premium, os subscritores da Playstation 3 deste serviço tiveram acesso antecipado de duas semanas ao pacote de mapas, modos e armas de Close Quarters.

São ao todo quatro novos mapas, dez novas armas cada uma com um Challenge e três novos modos de jogo. Característica comum aos mapas é serem, logicamente mais pequenos que o que estamos habituados em Battlefield, com muitas entradas e saídas, escadas, pontos de acesso, passagens e zonas obscuras. A jogabilidade é mais frenética e para isso ajudam os novos modos de jogo. As novas armas introduzidas, são na maioria dos casos muito semelhantes às armas que o jogo já possuía com armas de assalto como a SCAR-L, Carbines poderosas como a ACW-R, sniper potentes como a HK417, caçadeiras como a SPAS 12 e algumas orientadas para o combate próximo como a MP5K perfeita para espaços confinados.

Modo de jogo Gun Master

A maior inovação deste DLC, além dos novos mapas é este novo modo de jogo. Em Gun Master evoluímos de uma simples pistola até ficarmos só com a faca, passando por toda a gama de armamento desde pistolas automáticas, espingardas de assalto, armas de sniper e até granadas. A cada duas mortes com essa arma, passamos para a próxima e assim sucessivamente. Os jogadores estão divididos em duas equipas, mas só há um vencedor possível entre todos. Gostámos particularmente do facto de a partir de certa altura a dificuldade aumentar, sobretudo com o lança granadas que torna tudo muito mais complicado. Vejam o gameplay deste modo no vídeo abaixo do mapa Operation 925.

Modo de jogo Conquest Domination

É uma variante do clássico modo Conquest orientado para a acção mais frenética dos mapas de Close Quarters. A lógica é a mesma, conquistar pontos nos mapas durante alguns segundos de modo a segurar o máximo de bandeiras até ao fim. Mas neste modo, a conquista é muito mais rápida para permitir maior mobilidade.

Modo de jogo Team Deathmatch Close Quarters

Uma variante do clássico Team Deathmatch com duas equipas frente-a-frente com tickets limitados, mas limitado aos 16 jogadores característicos do pacote Close Quarters. A acção mais linear e rápida acaba por criar sessões de jogo muito mais curtas e lineares.

Donya Fortress

O mapa por excelência que define tudo o que esta expansão pretende transmitir. É também o maior de todos os novos mapas. Donya Fortress alia a verticalidade com cerca de cinco níveis e diversos acessos aos mesmos com a sensação de claustrofobia com diversas salas e túneis apertados. Em dois locais, duas enormes clareiras convidam ao tiro furtivo. Vejam o vídeo de promoção da DICE.

Ziba Tower

O mapa mais pequeno de sempre na série em termos de largura é o que tira melhor proveito do motor de destruição frostbite. Os acessos são imensos com uma enorme capacidade de transição entre salas de modo a tornar a progressão diferente a cada sessão. O seu aspecto em forma de ferradura faz com que a acção seja constante em todas as direcções.

Operation 925 

Um complexo de escritórios que também aproveita muito bem as capacidades do motor gráfico. O facto de paredes e utensílios serem completamente destrutíveis faz com que cada local de esconderijo seja temporário. Um piso inferior de garagem faz com que a movimentação de ponta a ponta do mapa seja diversificada. Vejam o vídeo deste mapa numa sessão de jogo Gun Master.

Scrapmetal

O mais vertical dos mapas, são tantos níveis e acessos entre a parte “nova” e a “antiga” desta fábrica que podemos ficar largos minutos sem encontrar inimigos. A rotação neste mapa tem de ser constante e os que gostam de ficar parados vão pagar caro a sua inércia. Existe um enorme terraço para os mais aventureiros no tiro a longa distância, mas com os diversos pontos de entrada (pelo menos três) ninguém está a salvo. Vejam o vídeo deste mapa numa sessão de jogo Conquest Domination.


Conclusão

É uma reorientação muito bem vinda, mas que pode não apelar a todos os utilizadores. As limitações de jogadores e a verticalidade que torna os sensores de movimento dos soldados Recon são pontos negativos. Porém, o motor Frostbite foi espremido ao máximo criando destruição como nunca antes. As novas armas são geniais e, claro, os modos de jogo são magníficos.

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.