WASD-DoorKickers

Análise: Door Kickers

Sempre tive um certo fascínio pela vertente táctica dos jogos da série SWAT e Rainbow Six e, quando vi o Door Kickers no Steam Greenlight, não hesitei em dar o meu voto. Afinal de contas, é exactamente o mesmo tema mas, em vez de vermos na primeira-pessoa, temos uma perspectiva global de todo o terreno e, como comandante da equipa, traçamos todo o trajecto antes da missão começar. 

Mas afinal o que é o Door Kickers?

Door Kickers é um jogo de estratégia que nos coloca no comando de uma equipa SWAT com as mais diversas missões: Eliminar terroristas, desarmar bombas e salvar reféns. Tudo isto numa perspectiva aérea (top-down) e com uma jogabilidade diferente do que conhecemos.

Claro que, estando ao comando de uma das mais conhecidas equipas especiais do mundo, temos de garantir o sucesso das missões e certificar que não fica nenhum membro da equipa para trás. Para além da vertente táctica, Door Kickers tem também uma vertente de RPG, dando-nos experiência consoante a nossa prestação nas missões. Esta experiência será responsável por desbloquear novas classes e habilidades para todos os membros da equipa. Esta, por sua vez, é composta por 10 elementos e existem ao todo 5 classes: Pointman, Assaulter, Breacher, Stealth e Shield.

Cada classe é responsável pela forma como cada um aborda a sua missão. O Pointman, apenas usa a pistola; O Assaulter já tem a possibilidade de usar uma metralhadora e é mais rápido a reagir; O Breacher, equipado com caçadeira é ideal para abrir portas mais teimosas e para tiroteios mais próximos; Stealth, como o nome indica, é ideal para entrar e não ser ouvido; por fim, o Shield está equipado com um escudo à prova de bala que consegue proteger os seus colegas.
Cada classe tem de ser desbloqueada ao longo do jogo e pode ser definida, à vontade, em cada elemento da equipa.

A jogabilidade de Door Kickers destaca-se pela simplicidade, claro que ao início pode parecer confuso, mas é tão simples como definir os passos de cada SWAT. Para tal, basta arrastar, com a ajuda do rato, o caminho que desejamos ao longo do mapa. Podemos indicar a direcção para onde olham enquanto percorrem o percurso e ainda ter pausas, onde só avançam com a nossa ordem.
Depois de ter todo o plano traçado, basta carregar no “Play” e assistir com orgulho à prestação da equipa. A qualquer momento do jogo podem pausar e definir novas acções ou então jogar em tempo real, conduzindo cada agente com a ajuda do rato.

Se saírem vitoriosos, podem assistir ao replay e guardar para mostrar mais tarde. O Jogo possui ainda um exportador que converte os replays para um ficheiro de vídeo compatível com o Youtube e outros serviços do género.

No final de cada nível, a nossa prestação será definida por estrelas, três no máximo, que posteriormente podem ser trocadas por novas armas e equipamentos. Para além dos objectivos principais, alguns níveis desafiam-nos dando objectivos secundários. Por exemplo, passar o nível com um só agente, passar sem qualquer intervenção nossa ou tudo em tempo real, sem qualquer plano definido.

O início é implacável, vão dar por vocês a perder constantemente ou a ter uma prestação menos aceitável mas, pelo facto de existirem estrelas, dá-nos sempre vontade de melhorar até termos a pontuação total.

Os produtores têm noção que o seu jogo é difícil e só disponibilizam o modo campanha depois de chegarem a nível 6. Cada campanha, possui uma série de níveis, com as mais variadas missões mas, ao contrário do modo Single Mission, perdem os membros da equipa e só serão “renovados” quando acabarem a campanha. Tendo em conta que cada tropa evolui independentemente, ganhando mais precisão por exemplo, torna-se complicado ter de treinar vários tropas novamente.

Melhor ainda é o facto de Door Kickers estar equipado com um editor de mapas mas se não tiverem jeito para este tipo de trabalhos,  têm ainda a ligação ao Steam Workshop onde a comunidade está constantemente a criar novos conteúdos para o jogo. Desde que o jogo saiu, já estão disponíveis várias páginas cheias de novos níveis e até mesmo novas campanhas. Se os 32 níveis, mais as 3 campanhas que o jogo traz não vos chegar, têm aqui uma excelente forma de dar mais longevidade ao jogo.

Veredicto

Door Kickers é a prova que podemos controlar uma equipa especial de uma forma muito simplificada e com poucos cliques. O início é complicado e vai demorar até ganharem alguma experiência a jogar. Sobretudo pela sua dificuldade acentuada mas, assim que ficarem familiarizados, não vão querer outra coisa senão a pontuação máxima. Acabar um nível com as três estrelas e sem qualquer baixa na nossa equipa, dá-nos um sentimento de recompensa sem igual!
Se tiverem interessados, o jogo está disponível para Windows, Mac e Linux por 18,99€.

  • ProdutoraKillhouse Games
  • EditoraKillhouse Games
  • Lançamento20 de Outubro 2014
  • PlataformasLinux, Mac, PC
  • GéneroAcção, Estratégia
?
Sem pontuação

Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.

Mais sobre a nossa pontuação
Não Gostámos
  • Bastante difícil no início

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.

Comentários