colors-live

Análise – Colors Live (Nintendo Switch)

A sequela do aclamado Colors! 3D já chegou à Nintendo Switch. Chama-se Colors Live e permite tirar partido de uma caneta stylus criada especialmente para a Nintendo Switch. A ordem é desenhar onde, quando e como quiserem.

Deixem-me começar por dizer-vos que não sou nenhum artista. A minha profissão baseia-se em “zeros e uns”, pelo que o desenho para mim é limitado. No entanto, é algo que me fascina e até gostaria de entender melhor como passar do vulgar “rabisco quase legível” para algo que considere um desenho a sérieo. Neste caso, Colors Live pode ser uma ajuda para a minha curiosidade. Não me irá transformar num artista, certamente.Mas, quem sabe, poder me dar umas noções. Vamos descobrir.

A série Colors já tem alguns anos. Surgiu pela primeira vez na Nintendo DS em 2007, mais tarde na Nintendo 3DS com Colors! 3D e agora para a Nintendo Switch com este Colors Live. Este último, já agoram tornou-se realidade com a ajuda de uma campanha de angariação de fundos em 2020 onde ultrapassou largamente o seu objectivo. O resultado é uma aplicação de desenho simples e que tenta, ao mesmo tempo, ser uma ferramenta robusta. O seu grande trunfo é a tal caneta sensível à pressão, apelidada de SonarPen para desenharem na vossa Switch.

A SonarPen em si, foi desenhada especialmente para consola portátil e, no fundo, vem resolver um problema que este jogo cria na consola. É que a Nintendo Switch não foi construída para este tipo de aplicações de precisão a desenhar. A caneta tem a dimensão regular e um cabo que liga directamente à tomada dos auscultadores presente no topo da consola. Como tal, não necessita de qualquer bateria ou ligação sem-fios, embora “roube” esta tomada de áudio.

Em termos práticos a SonarPen é realmente decente e cumpre bem o seu propósito. Contudo, tendo em conta que é ligada através de um cabo, uma limitação que, honestamente, não podemos culpar os produtores, causa algum transtorno nos nossos movimentos. Este cabo pode ser enrolado na parte superior da SonarPen e guarda a tomada no seu interior. Temos ainda duas pontas para a zona de escrita, caso percam ou danifiquem uma delas.

O grande destaque vai para o software que consegue transformar a consola portátil da Nintendo num painel de desenho. Os artistas podem desenhar com um diferente conjunto de linhas e pincéis, alterando as suas cores e tamanhos. Também há uma noção de camadas, com o limite de dez por cada desenho, onde é possível duplicar, juntar e inverter as imagens de forma horizontal ou vertical. Têm também um zoom prático para fazer traços mais detalhados.

Quando terminarem a obra, podem guardar as criações directamente na galeria da consola ou para um cartão SD, que podem depois transferir para o vosso computador. Se preferirem, podem partilhar com a comunidade Colors Live onde já se encontram mais de quatro milhões de criações, muitas delas de fazer inveja a pessoas que estão a dar os primeiros passos (eu,claro).

Quem já experimentou fazer um desenho de forma digital saberá o quão irritante é não podermos descansar a nossa mão no ecrã com o risco de fazermos todo o tipo de movimentos involuntários que possam estragar o desenho. Felizmente, Colors Live tem funcionalidade Palm Rejection que nos deixa desenhar confortavelmente apoiando a mão onde quisermos. Ainda assim o tamanho da switch pode não ser o ideal ou oferecer sempre o melhor apoio.

Uma funcionalidade interessante é que todo o progresso é registado enquanto estão a desenhar, permitindo depois ver um “replay” do vosso trabalho. Melhor ainda é que podem também guardar este vídeo, o que significa que podem reproduzir alguma técnica ou demonstrar a outras pessoas como criaram a vossa obra. E é obvio que também podemos aprender por ver como outros artistas fazem as suas criações.

Antes de terminar, tenho de falar do modo que irá desafiar tanto os principiantes (como eu) como os verdadeiros artistas a desenhar um pouco todos os dias. Este modo não é como Art Academy onde seguimos instruções e recebemos dicas para fazer a maior parte dos nossos trabalhos. Em Colors Quest os desafios variam entre uma tarefa clara, como pintar sozinho, ou pintar alguma coisa com traços mais ousados. É uma boa adição, principalmente para melhorar as nossas habilidades, nem que seja pelo hábito.

Por fim, há algo que gostaria de destacar neste jogo/ferramenta artística. Para além de ser uma aplicação que se possa usar na doca pelas razões obvias, o que não faz dela particularmente precisa ou apta para trabalhos maiores, é uma aplicação que não tem qualquer tipo de sonoridade. Não é que precisem de som para desenhar, mas seria bom ouvir um tutorial ou uma música de fundo como inspiração. Como já disse, é uma limitação do hardware e temos de viver com isso.

Veredicto

Colors Live é uma aplicação de desenho muito bem construída. A caneta sensível à pressão funciona bem com o touchscreen da Nintendo Switch. Infelizmente, o cabo de ligação limita um pouco os nossos movimentos. Contudo, o software funciona muito bem e transforma a consola da Nintendo num tablet de desenho bastante capaz. Pode não ser o maior ecrã desejável para desenho, mas tem um interface muito intuitivo e várias ferramentas úteis para todo o tipo de criações.

  • ProdutoraCollecting Smiles
  • EditoraNighthawk Interactive
  • Lançamento14 de Setembro 2021
  • PlataformasSwitch
  • GéneroFerramenta
?
Sem pontuação

Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.

Mais sobre a nossa pontuação
Não Gostámos
  • Necessário ligar a SonarPen ao topo da consola

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.

Comentários