20823568_chariot_launchtrailer_ign-1411496043234

Análise: Chariot

A Frima Studios Inc traz até nós um título de plataformas bem original quando comparado com o que costumamos ver no género. Com uma jogabilidade complexa mas que depressa se torna familiar e sempre acompanhada com um bom sentido de humor, enquanto percorremos cenários vibrantes, Chariot promete horas e mais horas de diversão. Encontra-se disponível para PC, através do Steam, PS4, Xbox One e para a Wii U (versão que vamos analisar) e vamos já dar início à nossa análise para comprovar se realmente o prometido é devido!

https://www.youtube.com/watch?v=8M-mNbs5mR0

A história de Chariot é bastante simples. O rei morreu e a princesa, sua filha, juntamente com o seu noivo estão prontos a despedir-se do falecido rei. Imediatamente e em espírito, o rei manifesta a sua indignação quanto ao túmulo em que decidiram colocá-lo. Se é para o sepultar, então que o façam num túmulo digno da sua glória, rodeado por um vasto tesouro.

Só que há um problema: O rei quer estar presente na nossa aventura em busca de um túmulo adequado e, claro, de tesouros. Esta “picuinhice” vai conferir a Chariot toda a sua originalidade, capaz de o distinguir dos demais títulos deste género. Uma vez que o rei quer estar (sempre) presente, teremos então de trazer connosco o carro triunfal (Chariot) onde se encontra. No início não parece, é mesmo frustrante fazê-lo! Contudo, depressa se torna de tal forma familiar que com uma naturalidade inesperada passamos a encarar esta condicionante como parte do desafio. É surpreendente o facto de há poucos minutos nos termos estado a queixar de simplesmente ter de arrastar o carro pelo cenário (com a nossa fiel corda) e passado pouco tempo apercebemo-nos que as coisas estão bem diferentes. Estamos a fazer medidas com a corda, somos capazes de fazer passar o carro (um literal íman de jóias preciosas) pelos mais apertados locais, de modo a capturar os vários tesouros e de forma bem intuitiva já sabemos quando devemos largar e rapidamente voltar a agarrar o carro para que o possamos puxar com mais força e com menos corda para onde queremos.

Explorar e superar os vários desafios que os cenários nos oferecem é igualmente gratificante. Gradualmente, a dificuldade acresce e quando pensamos que temos tudo dominado, eis que surgem as situações onde vamos coçar a cabeça e pensar: “Ok como é que eu levo isto lá para cima?” Igualmente surpreendente é o tamanho dos cenários. A rota que leva ao final do cenário, é por norma (mas não sempre)… acessível e bastante linear digamos assim. No entanto várias vezes vamos deparar-nos com outros percursos que ao serem explorados conferem ao cenário em questão uma dimensão impressionante. A exploração vai recompensar-vos com tesouros mais valiosos e coleccionáveis. Além disso podem descobrir também planos para a construção de engenhocas na loja a cargo de um simpático esqueleto que vão encontrar no início da vossa aventura. Uma dessas engenhocas consiste num grampo que ao ser cravado no chão, segura durante breves instantes o carro numa determinada posição, o que vos permite mudar por exemplo de plataforma e puxar o carro com mais espaço de manobra. Mas há mais, e para isso terão de descobrir os planos que permitem a sua aquisição.

Explorando os vários cenários, depressa vão reparar que vários dos percursos opcionais foram concebidos para serem resolvidos cooperativamente. Quer isto dizer que se quiserem alcançar os tesouros que neles se escondem, terão de contar com a ajuda local, não online, de outro companheiro. Além disso, informo que muitos desses tesouros são na realidade os planos para outras engenhocas. A meu ver isto, não é um problema, até porque este é um título que faz perfeito sentido em co-op. Poucos são os títulos que apostam na cooperação a partir do nosso sofá e em Chariot esta é uma componente que lhe assenta que nem uma luva. Interessante, mas talvez possa ser visto como um problema. Isto porque ao contrário do que acontece no modo cooperativo, os puzzles mais complicados do modo a solo não vão oferecer recompensas que valham o esforço que teremos de aplicar para os resolver.

Visualmente este é um título bem apelativo. Os cenários são como já disse bem vibrantes e coloridos e nunca caímos na repetição. Além disso estão concebidos, e bem, de forma a que a dificuldade aumente de forma gradual. Só há um problema que são umas criaturas designadas como looters. Para atravessar estes cenários, que também podemos considerar como puzzles, além do simples arrastar do carro triunfal do rei, vamos infelizmente deixá-lo cair muitas vezes das mais variadas alturas. Sempre que ele cai, surge à volta da cara do rei uma aura azul como que a emitir um som. Em certos pontos dos cenários esse som atrai as tais criaturas que imediatamente se agarram ao carro e tentam roubar os tesouros até então amealhados. Ao início, até parece ser interessante. Só que quando estivermos a tentar ultrapassar puzzles mais complicados, numa espécie de tentativa e erro até acertarmos bem no timing e conseguirmos os saltos meticulosamente calculados, chegam a ser saturantes as vezes que vamos ter de enfrentar estas criaturas.

Veredicto

Chariot chega até nós como um jogo de plataformas bem original. A Frima Studio Inc fez um belo trabalho ao trazer os jogadores uma nova forma de jogar a títulos de plataformas. Sempre com um bom sentido de humor à mistura, atravessar e explorar os vários cenários de Chariot não vai ser uma tarefa simples mas será sem dúvida aliciante. Além disso, se puderem contar com a ajuda de um amigo o familiar aproveitem pois o só assim poderão desfrutar de tudo o que este título tem para oferecer e acreditem que valerá bem a pena. Se são fãs do género vão encontrar em Chariot umas belas horas de diversão!

  • ProdutoraFrima Studio Inc
  • EditoraFrima Studio Inc
  • Lançamento8 de Janeiro 2015
  • PlataformasPC, PS4, Wii U, Xbox One
  • GéneroPlataformas, Puzzle
?
Sem pontuação

Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.

Mais sobre a nossa pontuação
Não Gostámos
  • Maior número de regalias nos desafios de cooperação desvalorizam as recompensas dos do modo a solo
  • Chega a ser frustrante repelir os looters

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.

Comentários