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Análise – Bus Simulator 21

No que toca a simuladores de condução, esta série da Astragon sempre foi mais descontraída, dando-nos uma perspectiva única da condução de autocarros citadinos. O foco de Bus Simulator 21 continua a ser o mesmo, embora com pretensões de elevar a fasquia.

O seu antecessor Bus Simulator 18 que analisámos aqui, não foi propriamente um marco tecnológico. Disse na altura que se mostrou “ambicioso mas não chega ao patamar de outros títulos do género”. Mesmo assim, achei que “na sua imperfeição, cumpre o que promete, num simulador de transportes públicos com algum desafio pelo meio”. Se visitarem uma loja digital, como o Steam, surpreendentemente encontrarão uma série de outros jogos de simulação de autocarros, mostrando ser claramente um género popular. Este novo Bus Simulator 21, porém, quer estar na vanguarda, capitalizando os pontos positivos do título anterior e ainda melhorando alguns aspectos menos positivos. Confiram se têm o bilhete, porque vamos partir.

Três anos em desenvolvimento é tempo mais que suficiente para analisar o que precisa ser ajustado, melhorado ou simplesmente polido. Com este novo capítulo da série, a produção estreia uma panóplia de novos efeitos visuais, reflexos, animações e efeitos de luz, que conferem ao jogo mais um salto visual de grande relevância. Continua a não receber grandes prémios de realismo visual, é certo, tendo ainda muitos erros visuais e de animações, especialmente com os condutores e passageiros e as suas animações “robóticas”. Mas, honestamente, visualmente está melho, mesmo havendo (muita) margem para melhorar.

A grande novidade aqui é a inclusão de uma nova área de jogo. A nova cidade fictícia norte-americana de Angel Shores é uma importante adição, dando-nos mais variedade de cenário e mais detalhes e pormenores, numa mudança de ares muito bem vinda. O novo mapa também aplica algumas regras de trânsito e sinalética exclusiva dos EUA, o que pode dar uma ligeira variedade também na condução. Claro que o que saltará mais à vista é mesmo o ambiente, com vários distritos com a sua ambiência própria, desde uma alegre Chinatown, até um centro empresarial muito denso. Aliás, nem tive grande incentivo para regressar à já conhecida Seaside Valley europeia, claramente a precisar da mesma dose de “carinho” da nova área.

A condução, o principal elemento que atrai os jogadores a este tipo de jogos, confesso, parece-me francamente semelhante ao jogo anterior. Notei que agora os buracos na estrada são mais frequentes mas menos penalizadores. Como sabem, neste jogo estamos sempre a ser avaliados na condução, a cumprir regras ou na qualidade das manobras, impactos ou acidentes. Ser penalizado porque um buraco qualquer surge do nada, era algo injusto. Por outro lado, continua a haver aqui um elemento “arcade” na condução, simplificando-a bastante. Continuo a achar que as diferenças entre os 30 autocarros licenciados são meramente de dimensão e cosmética.

Ainda a nível da jogabilidade, uma das novidades que mais gostei foi poder criar e editar (ou remover) rotas durante a condução, podendo mesmo tomar a rota de imediato ou delegar a um condutor da inteligência artificial. Aliás, todas as mecânicas são agora bem mais instantâneas a controlar, permitindo até alterar uma rota da IA em tempo real e vê-la a corrigir o caminho de imediato. Aliando isto à velocidade de carregamento bem mais rápida (jogando com uma drive SSD, claro), dá-nos um jogo mais fluido e menos dependente de ecrãs de carregamento ou esperas entre sessões.

Outra novidade interessante é a possibilidade de reforçar rotas com autocarros adicionais em horas de ponta. Até que tenhamos fundos para os grandes veículos com maior capacidade, é bastante útil reforçar algumas paragens mais densas. Esta também é uma questão de estratégia, já que fará maior sentido equilibrar as rotas de maneira a suprir as necessidades da cidade. Muitas paragens densas podem provocar autocarros lotados, muitas paragens pouco densas podem provocar prejuízo. E o mesmo acontece com diferente horas do dia, especialmente na gestão das rotas entre o dia e a noite.

Curiosamente, algumas destas novidades que este jogo introduz, não são muito bem explicadas. É como se a produção achasse que era tão óbvio, que os jogadores acabariam por perceber como funciona, tropeçando nelas. Uma dessas novidades menos bem explicadas, é o facto das próprias paragens terem a sua própria evolução. Como o jogador ganha pontos de experiência para evoluir, agora tem a ajuda das paragens que também evoluem consoante as usemos. Uma vez estas paragens evoluídas, todo o distrito passa a dar mais pontos ao jogador. Como estamos dependentes desta experiência para obter missões e tarefas mais interessantes, convém estarmos a par desta mecânica.

Um pormenor que talvez a produção não precisasse de mexer assim tanto era o do interface. OK! Os menus precisavam de uma melhoria na sua leitura e design. O design até foi revisto, quanto a mim para melhor, mas a complicação geral é assinalável, forçando no ecrã imensa informação encadeada. Pior, jogando no PC e ligando um volante ou gamepad, o jogo parece baralhar-se entre lógicas de teclado e rato com cursor ou com navegação de botão em botão ou página com os comandos ou volantes. É preciso uma revisão nesta interacção, a bem da fluidez nestes menus.

Uma novidade que tem tanto de bom como de mau na interacção, é a nova roda de acções. Especialmente com volantes ou gamepads, para quem não tem um sistema de movimento como o Track IR, por exemplo, é uma boa adição. Podemos controlar todo o painel do autocarro olhando para os botões e interagindo com a tecla correspondente. Alternativamente, esta roda permite acções como ligar o travão de mão ou abrir portas, escolhendo as acções por direcção na roda. A ideia é interessante, mas a implementação é algo desajeitada. Dei por mim a usá-la para activar o pisca para virar e acabei a esbarrar contra o passeio, porque desactiva a direcção… enfim.

Tenho só de voltar um pouco atrás para regressar à parte técnica. Como já disse, Bus Simulator 21 mostra-se mais bonito, mais tecnicamente evoluído onde pode, mesmo dentro das suas limitações. Contudo, na versão analisada no PC, essa maior beleza visual tem alguma penalização. Notei quebras de performance constantes, especialmente em transições, como entrar e sair dos autocarros ou chegando a zonas mais densas. Não parece ser um problema de desenvolvimento de modelos e texturas, uma vez que o jogo consegue uma sólida performance acima dos 60fps em situações normais. Será uma questão pontual de optimização e carregamento de itens, algo que a produção poderá melhorar com actualizações, obviamente.

Veredicto

Ao contrário de outros jogos sazonais que se limitam a perpetuar a oferta até à exaustão, Bus Simulator 21 traz realmente algo novo deste o último título. Uma nova cidade completamente diferente, novidades ao nível visual e muitos pequenos pormenores que mostram um respeitável interesse em evoluir. Continua a não surpreender muito a nível gráfico e a performance precisa mesmo de uns ajustes. Ainda assim, é um bom simulador no seu género, familiar para os veteranos, interessante para quem o quiser descobrir.

  • ProdutoraStillalive Studios
  • EditoraAstragon Entertainment
  • Lançamento7 de Setembro 2021
  • PlataformasPC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S
  • GéneroCondução
?
Sem pontuação

Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.

Mais sobre a nossa pontuação
Não Gostámos
  • Alguns problemas de performance
  • Confusão em determinados menus
  • Ainda não atingiu o potencial

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.

Comentários