Mais infoProdutora: Big Ant StudiosEditora: Bigben InteractiveLançamento: 20/01/2020Plataformas: , , Género:

Depois de uma entrada em falta na série AO Tennis, o Big Ant Studios volta a servir num novo set, que inclui algumas novidades e melhorias. Resta só saber se AO Tennis 2 repete faltas técnicas ou compete para ser o melhor jogo de ténis desta geração.

Os jogos de ténis não têm tido um grande sucesso nesta geração de consolas. Atrevo-me até a dizer que o improvável Mario Tennis Aces é capaz de ser o melhor neste género desportivo tão peculiar, o que diz um pouco sobre o estado desta modalidade e da sua relação com os videojogos. Pelo menos, até ter experimentado este jogo.

AO Tennis 2 é uma sequela criada pelo Big Ant Studios que visa melhorar muito do que tinha saído fracassado no primeiro jogo lançado em 2018. A boa notícia é que conseguiu, efectivamente, melhorar muitos pontos com relação ao primeiro jogo desta série que replica o emblemático Australian Open. Este AO Tennis 2 é um título bastante competente nesta sua evolução. E não, felizmente, não envergonha em nada os fãs desta bela modalidade.

A principal novidade deste jogo face ao antecessor é a inclusão de um modo carreira digno de seu nome. Aqui podemos criar um tenista à nossa medida e as opções de personalização são extremamente variadas. Existe uma narrativa por detrás deste modo de carreira. Diria que é algo genérica e com pouco interesse, mas acaba por ser melhor do que termos uma campanha linear e sem um argumento, exactamente o que se verificava no primeiro jogo.

O meu destaque para este modo em particular está na gestão do calendário do nosso tenista. Temos de decidir a que torneios ir, quando descansar e quando treinar. Nas sessões de treino, vamos aumentando os atributos do nosso jogador ao bom estilo de um RPG, por isso convém fazer uma gestão inteligente do nosso tempo. Não é uma fórmula inovadora, já a vi noutros jogos de desporto e até nesta modalidade. No entanto, é sempre um ponto importante e atractivo para quem quer levar isto um pouco mais a sério.

No que toca ao visual, que acaba por ser fundamental neste tipo de jogos, é bastante competente e reproduz bem o ambiente e movimentos do ténis nas várias animações e efeitos. A diferença entre os vários tenistas reais, alguns bem conhecidos, é visível, notando-um esforço para destacar os pontos fortes e fracos de cada tenista. Os vários tipos de movimentos também são todos distintos e conseguimos sentir que o controlo da pancada certa no momento correcto pode ser decisiva.

A nível técnico, o jogo cumpre onde deve. As representações dos atletas estão bem realistas, como seria de esperar em qualquer jogo de desporto. Os movimentos estão fantásticos e há momentos em que parece que estamos a ver um verdadeiro torneio na televisão. Os campos de jogo, ou courts, são baseados nos campos Australianos reais desta competição, estão igualmente fiéis, transmitindo toda a envolvência do público. Enfim, tudo o que podem esperar num jogo de desporto.

Veredicto

Em suma, AO Tennis 2 é uma evolução técnica nesta sucinta série, aprendendo com os erros do seu antecessor. É um melhor jogo em vários níveis, bem mais realista visualmente que o seu antecessor. As principais novidades, como o modo de carreira, são importantes para colocá-lo numa boa posição para ser um dos melhores jogos de ténis desta geração. Mas, não é que seja um feito, propriamente. É que a concorrência também não é grande.

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.