A nossa missão

O WASD foi fundado por jogadores e para jogadores. O mundo do Gaming está repleto de sites com várias tendências e padrões que sempre quisemos evitar. O nosso conteúdo pretende ser único, firmado num propósito muito claro de isenção, honestidade e objectividade. Assim, estas são as nossas linhas basilares:

Isenção

Ao longo dos seus mais de 10 anos de vida, o WASD foi sempre reconhecido pela sua isenção. No WASD noticiamos e analisamos este meio sem restrições, condicionamentos ou tendências. Embora sujeitos a NDA (Non Disclosure Agreements) de conteúdo de acesso antecipado ou temporariamente restrito a datas ou para evitar “spoilers”, os redactores não estão condicionados a nenhuma manipulação de opinião ou distorção de factos em nome de terceiros.

Conteúdo Focado

No WASD encontrarão sempre as notícias e análises feitas sem sensacionalismo, sem omissão intencional ou com alguma imprecisão grosseira. Temas que sejam manifestamente desviantes do tema do videojogos, ou que o usem para outras “agendas”, mesmo que sejam populares ou mediáticos, se não contribuírem para manter os jogadores informados do seu hobby preferido, não terão espaço neste site.

Liberdade de opinião

Os redactores do WASD, tantos os actuais, como os do passado e do futuro, possuem total liberdade para expressar a sua opinião em artigos e análises. Não possuímos regras internas que condicionem pensamentos ou opções pessoais dos nossos redactores. No WASD privilegiamos a visão concisa e objectiva de quem escreve e analisa. É por esse motivo que todos os artigos são da responsabilidade dos seus autores, que assinam cada um desses artigos, notícias e análises.

Ainda assim, o WASD mantém o seu poder editorial para redigir ou remover artigos que, manifestamente não se enquadram no conceito geral deste meio. Esse poder editorial é sempre usado de forma ponderada. No passado, apenas recorremos a esta opção editorial em casos muito pontuais.

Experiência do jogador

Especialmente nas nossas análises, o que encontrarão neste site é a experiência do redactor. Nestes anos de actividade, tivemos a oportunidade de reunir redactores de várias idades, experiências e preferências pessoais, tendo cada um deles uma reacção única aos jogos analisados. Embora queiramos sempre abordar o aspecto técnico de cada jogo, damos preferência à opinião pessoal enquanto jogador. Elementos como o sucesso de vendas de um jogo, por exemplo, são tidos em conta mas não servem como elemento de análise.

Sabemos que não podemos falar por todos, nem podemos agradar a todos os gostos pessoais. Contudo, aliando à isenção e liberdade de opinião, acreditamos que a experiência pessoal de cada redactor transmite o verdadeiro sentimento e a sugestão necessária para uma decisão de um jogador. Infelizmente, o número de vendas, popularidade ou enormes campanhas de marketing, revelam-se muitas vezes elementos enganadores da qualidade real de um jogo.

Pontuação

Durante vários anos, o WASD experimentou dois esquemas distintos de pontuação. Contudo, com o passar do tempo, notámos que, não só o conteúdo das análises escritas era ignorado, como muitas vezes a pontuação não conseguia reflectir o sentimento da análise geral. A dada altura, dar uma nota a um jogo é um acto injusto se existem pontos positivos e negativos na equação. Um jogo pode ter imensos pontos negativos mas ser, mesmo assim, uma óptima experiência. O contrário também é verdade.

Porque achamos que os nossos leitores preferem ler o que experimentámos, havendo muitos outros sites com análises e meta-análises baseadas em pontuação, preferimos remover as notas das nossas análises há alguns anos. A experiência mostrou-se positiva, valorizando as explicações dos analistas e redactores, assim como as suas justificações. Para efeitos de simplificação, mantivemos o veredicto final.