Vigor é o novo jogo de sobrevivência da Bohemia Interactive

821

Vigor parece ser o “filho” gerado de uma relação entre Day Z e PUBG… pelo menos é o que dá a entender.

Lembram-se de Day Z? A Bohemia Interactive parece que não. Por mais que a comunidade de fãs quisesse ver esse outro projecto avançar e a ser melhorado, surgiu um novo jogo, Vigor. Resta saber o que é que este título traz de diferente… ou igual.

A série ArmA criada pela Bohemia já viu nascer inúmeros projectos paralelos, baseados no seu motor gráfico e nas suas lógicas de simulação de combate. Contudo a Bohemia sempre demonstrou que queria descolar-se desse projecto, com algo realmente baseado num jogo e não num simulador de combate.

Day Z foi a sua primeira aposta. Começou como um mod para ArmA 2 e acabou num jogo completo. Bom, quase completo. Ainda hoje estará em desenvolvimento mas, diz quem o joga, que está praticamente parado. Mesmo assim a Bohemia manteve que Day Z seria lançado ainda neste ano, saindo da fase de Acesso Antecipado para PC via Steam.

Só que agora temos Vigor. Em quase tudo, Vigor parece ser um Day Z com outra cara. Passa-se na Noruega apocalíptica de 1991 e dá a entender que é um jogo de sobrevivência a solo, com exploração e loot. O trailer não é muito esclarecedor, mas parece confirmar que os zombies foram deixados de lado.

É normal “sentir” que há aqui uma aposta em algo estilo Escape From Tarkov. E não nos podemos admirar muito se não vier a enveredar pelo género Battle Royale. Contudo, sem mais para ver, só podemos especular.

Vigor está planeado ser um jogo Free to Play em 2019 como exclusivo da Xbox One. Se quiserem ter acesso antecipado, porém, podem pagar por isso. Já neste Verão poderão adquirir a versão “Founder’s Pack” no programa Xbox Game Preview. E se quiserem acesso ainda mais antecipado, inscrevam-se na fase fechada de testes preview neste link.