Ubisoft sofre ataque massivo de DDoS

522

O ataque não parece ter sido reivindicado e a produtora continua a trabalhar para repor sistemas.

Quem ontem tentou entrar nos servidores dos vários jogos da Ubisoft passou um mau bocado. Desde a semana passada que os jogos da produtora e editora Francesa estão a sofrer uma degradação na ligação online e ontem chegaram mesmo a ficar indisponíveis.

Por detrás destas dificuldades está um ataque DDoS (Distributed Denial of Service), por parte de uma entidade ainda por identificar. Este tipo de ataques envolve o uso de milhares de computadores infectados por programas maliciosos, que tentam entrar em simultâneo em redes públicas. O resultado é um excesso de pedidos que resulta na degradação das ligações dos utilizadores legítimos e até a perda de ligação por completo.

A Ubisoft já tinha identificado o problema e foi pedindo paciência aos jogadores. Durante a tarde de ontem, porém, os serviços foram mesmo suspensos, com jogadores a reportarem que perderam ligação em jogos como Rainbow Six: Siege, The Division ou The Crew 2. O serviço online e plataforma PC Uplay também foi igualmente suspenso temporariamente. Esta situação também afectou o lançamento do DLC “Lost on Mars” para Far Cry 5.

Não é claro o que os piratas informáticos pretendem mas, nestes casos, quase sempre é algo relacionado com extorsão, exigindo talvez à produtora e editora que pague uma soma de dinheiro para pararem os ataques. Há também quem afirme que esta é uma retaliação pela recente onda de banimentos que a produtora lançou contra batoteiros no jogo R6: Siege.

Entretanto, alguns serviços foram já repostos e as ligações online estão lentamente a recuperar. Alguns jogadores ainda reportam lentidão ou pings elevados e muitas quebras de ligação em jogos mais populares. Contudo, de um modo geral a produtora parece estar a recuperar sistemas. Vejamos se os ataques cessam ou, pelo menos, diminuem. Até lá, é bem possível que só consigam jogar alguns jogos offline ou com performance online errática.