The Division 2 é o primeiro grande título exclusivo da Epic Games Store

134

Este pode ser o começo de um futuro algo sombrio para a loja do Steam.

O título desta notícia podia muito bem ser Steam pode começar a temer a concorrência”. Com o anúncio da Ubisoft que o seu próximo The Division 2 na versão PC será distribuído exclusivamente na loja Epic Games Store, a sua popularidade podes estar ameaçada.

Os alarmes devem ter soado novamente no gabinete de Gabe Newell. Um punhado de Indies e jogos menores a optarem pela Epic Games Store, é suficiente para incomodar. Agora, um jogo AAA tornar-se exclusivo de uma loja da concorrência, já é caso sério. Ainda não é uma situação grave, mas pode ser o início de um êxodo preocupante.

Anunciada e aberta no mês passado, a loja da lendária produtora de jogos e do motor gráfico Unreal, apresentou-se ambiciosa e bastante generosa. Não só a Epic abre mão dos seus 5% de royalties se os produtores que usam o Unreal Engine optarem pela sua loja, como apenas arrecada 12% do valor da venda na mesma, menos de metade que o Steam cobra. Entretanto, também a Discord Store anunciou um corte acentuado de percentagem cobrada em cada venda, aumentando o leque de oferta aos produtores.

Agora, a sirene na sede da Valve deve estar incandescente com este anúncio. Curiosamente, a empresa de Newell mantém-se silenciosa perante estas movimentações da concorrência. Pelo que nos é dado a entender, outras produtoras estão a ponderar deixar de distribuir jogos no Steam, mesmo sendo ainda uma loja imbatível a nível de popularidade. Isso pode, obviamente, mudar se mais grandes jogos optarem por alternativas comercialmente mais atraentes como esta.

Obviamente, todos os jogos da Ubi para PC, inclusive este The Division 2, também estão disponíveis na loja proprietária da produtora e editora, a Uplay. Contudo, todos os jogos recentes da Ubi também têm vindo a ser disponibilizados via Steam, representando uma boa fatia de vendas (é sempre relativo, claro) para a Valve e os seus 30% de lucro sobre cada venda digital. Deve ser um rombo assinalável perder a representação de um AAA.

The Division 2, para todos os efeitos e mesmo que não venha a ser um sucesso, é um jogo de grande expectativa. A par de outros títulos de menor relevo, vem enriquecer o leque de oferta de jogos da nova Epic Games Store. E, mais importante, este pode ser o precedente que faltava para as demais grandes produtoras apostarem nesta alternativa, deixando a Valve em apuros.

Se desejarem, já podem pré-encomendar uma das edições do jogo via Epic Store, algo que também vos dará acesso directo à próxima fase Beta do jogo. A Ubisoft anunciou ainda que está a trabalhar com a Epic para tentar criar uma integração dos serviços sociais da Uplay com esta loja, de modo a criar uma interacção livre entre as duas plataformas.

A página de pré-encomenda do jogo, entretanto, foi retirada do Steam. Contudo, a Ubisoft fez saber que, se por acaso já tinham pré-encomendado aqui o jogo, irão recebê-lo na mesma nesta plataforma aquando do lançamento.

The Division 2 será lançado para PC em exclusivo na Epic Games Store e Uplay, mas também para PlayStation 4 e Xbox One nas suas respectivas lojas, no dia 15 de Março.