Sony PlayStation não estará na E3 2019

226

Depois a EA, agora é a Sony a deixar a sua habitual presença da E3. Mesmo por completo.

Cada vez mais a Electronic Entertainment Expo (E3) está a deixar de ser o centro das atenções. Num anúncio algo surpreendente, a Sony PlayStation anunciou que também não irá estar presente na próxima E3 2019, nem em conferência, nem como expositor.

Já em anos anteriores a Sony demonstrou menos interesse em estar presente no evento Norte-Americano, dando mais preferência a outros eventos a nível mundial, como a Gamescom ou a Paris Games Week. Anos houve em que até guardou os seus principais anúncios para eventos mais “seus” como a PlayStation Experience.

Num anúncio feito pela Sony no final da noite de ontem, a gigante Nipónica anunciou que, não só não irá realizar a sua habitual conferência no evento, como nem sequer tenciona estar no evento com o seu habitual espaço de exposição.

Obviamente, temos de indagar os motivos desta decisão. Segundo uma explicação dada ao site Game Informer, uma porta-voz da Sony, Jennifer Clark, explica que a empresa pretende “inovar, pensar diferente e experimentar novas formas de agradar os jogadores”. A promessa é que haverão “novas e familiares formas de chegar à comunidade em 2019”.

Contudo, não pensem que a Sony vai agir como a Electronic Arts e o seu evento EA Play. Ao contrário dessa editora, Jennifer esclarece que não haverá nenhum evento em paralelo com a E3 em 2019. Isto deixa antever que a Sony prefere fazer algo mesmo seu e não em torno da enorme feira de entretenimento.

Este é um duro revés para a organização da E3. O evento tem vindo a sofrer alterações profundas nas últimas edições, sendo a mais visível a forma como deixou de ser um evento tão exclusivo para produtores, editores e profissionais, abrindo muito mais as portas ao público. O resultado é uma maior assistência, de facto, mas também um menor interesse dos fabricantes e produtores de estar num espaço cada vez menos exclusivo.

Por outro lado, a globalização da informação, inclusive com eventos com transmissão em directo, prova que já não é muito justificável pedir a meio mundo que se desloque a Los Angeles uma vez por ano, se podem simplesmente ligar o computador e assistir à mesma conferência em directo. Em 2019 a Sony deverá explorar esse conceito, quase de certeza.

Não se sabe se esta decisão é definitiva, ou apenas representa um ano de ensaio. Este ano, também não teremos a habitual PlayStation Experience em Dezembro. Também sabemos que a Sony está a preparar a próxima geração de consolas, prevista para 2020. Será que 2019 é um ano de preparação. Para o ano conversamos.