Sony confirma estar trabalhar numa PlayStation 5

242

O próprio CEO da Sony confirmou a um jornal financeiro.

Lateral direita vertical com o logótipo PlayStation

Tem sido objecto de especulação há vários meses. Esperava-se algo em jeito de revelação ou confirmação na última feira E3. Contudo, a Sony acabou por confirmar que está mesmo a trabalhar numa potencial PlayStation 5 de uma forma algo inesperada.

Costumam-se reservar este tipo de revelações para eventos dedicados ao gaming ou que, de alguma forma, fomentem a indústria. Contudo, a Sony acabou por admitir a existência deste projecto numa entrevista ao jornal Financial Times. E foi mesmo o próprio CEO Kenichiro Yoshida que o afirmou.

O artigo intitula-se “Sony dedica-se a sucessora da PlayStationt 4”, logo aí está uma confirmação (mais ou menos). Yoshida disse a dada altura nesta entrevista que “nesta fase, o que posso dizer é que é necessário ter hardware da próxima geração”. Há quem veja isto como uma mera chamada de atenção ao mercado financeiro, também aliciando investidores ou accionistas. Para nós, obviamente, é sintoma que uma nova geração estará a nascer.

Embora nunca tenha mencionado a PlayStation 5 como sendo esse “hardware da próxima geração”, dada a cadência e ordem de consolas já lançadas, é perfeitamente normal que seja esse o seu nome. Caso contrário, a Sony poderá optar por uma nova designação de modelo, mas é pouco provável que isto aconteça.

Depois do boost tecnológico dado pela PlayStation 4 Pro, começaram a surgir rumores que tanto a Sony como a Microsoft estariam a trabalhar já na próxima geração. Jogos como The Elder Scrolls VI e outros, chegaram mesmo a ser anunciados para “uma próxima geração de consolas”, dando a entender que as produtoras já estavam a par do que aí viria.

Apesar da Microsoft ter já afirmado em varias ocasiões que a sucessora da Xbox One X já estaria a caminho, a concorrente Sony manteve-se sempre no silêncio. As próprias produtoras de chips (CPU e GPU) das consolas, mantém-se em silêncio. Até agora, tanto a PS4 como a a XB1 usam o APU Jaguar da AMD. Contudo, há rumores de que a Nvidia terá uma palavra a dizer na próxima geração. Teremos de esperar para ver o que aí vem.