Project Scorpio com novas promessas de capacidades

115

Até que nos chegue, as promessas de uma grande consola são apenas intenções.

Tido como um projecto ambicioso mas com poucas provas substanciais de capacidades, a próxima consola Xbox, uma evolução da actual Xbox One mais conhecida por Project Scorpio, vais sendo descrita pela Microsoft aqui e ali. A mais recente promessa é igualmente ambiciosa.

Desde que foi anunciada na feira E3 2016, esta futura consola tem estado envolta em imenso mistério. Muitos chamam-lhe “vaporware”, porque, de facto, tudo não passa de “vapor” até vermos a consola física à venda. Até lá, ficam as promessa, como esta partilhada pelo site Windows Central.

De acordo com o site, a Project Scorpio terá um design semelhante à actual Xbox One S com a sua fonte de energia embutida no interior da consola, ao contrário de um transformador externo como a original Xbox One (e a Xbox 360). Isto é um dado curioso, uma vez que a Microsoft sempre defendeu a posição externa da fonte de energia para ajudar na ventilação da consola. Parece que a Xbox One S iniciou uma tendência que a coloca a par da concorrência em termos de opções de design e arquitectura interna.

O mesmo site reporta ainda que a consola irá suportar o codec HECV que permitirá criar capturas de vídeo na ordem dos 60FPS em 4K, recorrendo ao gravador interno. Actualmente, a mais poderosa consola do mercado, a PS4 Pro, consegue criar vídeos a 60FPS no formato Full HD (1080p) e a actuais Xbox One apenas conseguem atingir os 30FPS e estão limitadas à resolução 720p.

Apesar de impressionante, a capacidade de criar vídeos nestas resoluções está logicamente limitada à existência de jogos ou outros conteúdos que consigam tal performance. Mesmo apenas a reproduzir jogos, contam-se pelos dedos das mãos os jogos que nas consolas atingem os 60FPS em resoluções 4K.

Todos apontam para a feira E3 deste ano para a revelação da consola. A Project Scorpio já foi anunciada com uma das plataformas de lançamento do jogo Middle Earth: Shadow of War. O que nos dá a entender que, se calhar, a nova Xbox One chegará por essa altura ou numa data próxima.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here