PlayStation 4 finalmente suporta jogabilidade entre plataformas

260

Dada a popularidade de Fortnite, era quase inevitável que a Sony retrocedesse.

É um assunto de longa data, com muita discussão e muitas outras incógnitas pelo caminho. Muitos jogos já suportam jogabilidade entre as plataformas Xbox, Nintendo ou PC. Mas, havia uma que teimava em ficar de fora, a PS4. Mas, finalmente esta realidade vai mudar.

Em diversas ocasiões, jogos como Rocket League e outros, demonstraram vontade de criar a possibilidade de ligar as várias plataformas entre si. Esta interacção multi-plataforma permite que os jogadores de PC, Xbox, PlayStation, Nintendo e outras plataformas (até mobile) possam jogar entre si, independentemente da máquina que tenham em casa. Contudo, a Sony sempre se mostrou relutante em permitir esta inter-jogabilidade com a sua PlayStation 4. Mas, as coisas vão mudar graças ao popularíssimo Fortnite.

Até há poucos dias, a posição da Sony permanecia inalterável. Contudo, perante a insistência da comunidade e dos produtores, tendo em conta também o sucesso que tem sido Fortnite, a empresa cedeu na restrição que impunha à operação inter-plataforma.

John Kodera, presidente da Sony Interactive Entertainment, anunciou via PlayStation Blog que a partir de hoje, os jogadores de Fortnite podem usar as suas contas PSN para jogar online contra jogadores de outras plataformas. É também possível transferir progresso, itens comprados e estatísticas desta conta para a Xbox One, Nintendo Switch, PC ou até nos dispositivos iOS e Android. Nesta fase, esta utilização ainda está em fase de testes Beta para os actuais utilizadores.

Ainda não é uma total abertura da Sony para esta realidade, mas é um passo muito importante nesse sentido. Segundo Kodera, “as comunidades em volta dos jogos evoluíram ao ponto das experiências inter-plataforma adicionarem mais valias aos jogadores”. E a promessa é que vão procurar “abrir mais a plataforma“. Para bom entendedor, meia palavra basta.

Resta-nos esperar que os testes em Fortnite corram bem e que mais jogos permitam aos jogadores da PS4 jogar com jogadores de outras plataformas. A comunidade agradece.