Playerunknown’s Battlegrounds vai chegar à PS4

13895

A recente edição no PC e o acesso antecipado na consola Microsoft podem não ser assim tão exclusivos.

Quem garante o futuro do jogo na PlayStation 4 é o próprio CEO do estúdio PUBG Corp. Contudo, segundo o mesmo responsável, Playerunknown’s Battlegrounds não pode chegar a esta consola no seu actual estado. A Sony parece ser mais exigente.

Apregoado como um “exclusivo” da Xbox One (se não contarmos que a versão base foi já lançada no PC), esse chavão parece ter os dias contados nas consolas. O próprio CEO da PUBG Corp, Chang Han Kim revelou numa entrevista ao site Inven Global que, “tendo oportunidade, o alvo é lançar o jogo em todas as plataformas”, onde se inclui, como seria de esperar, a actual líder de mercado, a PlayStation 4.

Mais adianta CH Kim que o jogo só não foi ainda lançado na PS4, porque esta plataforma não dispõe de um sistema de acesso antecipado, como acontece com o programa Preview na Xbox One. Neste estágio, os jogos não precisam de ter qualidade de jogo final. Contudo, diz CH Kim a PlayStation “é muito mais exigente neste aspecto”, argumentando que nesta plataforma houve jogos que demoraram “mais seis meses para serem lançados, mesmo estando já completos”.

Gostaríamos de saber quais os títulos a que CH Kim se refere, porque não nos recordamos de nenhum desfasamento de lançamento tão elevado, excepto nas situações de acordos de exclusivos temporários. É verdade que a PlayStation não tem nenhum serviço de acesso antecipado e que isso já custou algumas ausências, onde se inclui, pelos vistos este PUBG. Contudo, a regra é que os jogos sejam lançados em simultâneo.

Por outro lado, estas ausências de jogo em produção na PS4 em particular não é propriamente algo negativo. Em muitos casos, os jogos Preview ou Early Access precisam mesmo de muito trabalho profundo até que se possam designar como completos.

É de assinalar que no seu actual estado, Battlegrounds na Xbox One tem recebido milhares de críticas de problemas técnicos, más optimizações e outras questões de performance. Quem compra este título na XB1 é logo avisado que o jogo se encontra ainda em desenvolvimento, estando ainda bem longe da versão final já lançada no PC. Por isso, talvez a espera na PS4 valha a pena.

Isso não invalida a popularidade do jogo, porém. No PC, PUBG está no topo dos jogos mais vendidos e mais jogados de 2017 no Steam. Na Xbox One, apesar dos problemas, contou com 1 milhão de unidades vendidas em apenas dois dias. Para muitos, Playerunknown’s Battlegrounds é o vício do momento com imensos canais de stream dedicados à sua jogabilidade básica com base numa lógica de Battle Royale.

A sua chegada à PS4 (se vier a ser uma realidade) deverá acontecer mais ou menos pela altura de uma potencial versão final na Xbox One. Qual a data, não sabemos. Chang Han Kim mencionou que a equipa de produção está “a aprender a produzir nas consolas”. Algo que nos deixa com a ideia que uma versão definitiva nestas plataformas ainda demorará alguns meses.

Actualização: Playerunknown’s Battlegrounds já tem data de lançamento para a PlayStation 4.