PES 2019 vai contar com a Liga NOS Portuguesa

512

A Liga Portuguesa é só uma das novas licenças de PES 2019, num ano em que deixou de ter exclusividade da Liga dos Campeões.

Indiscutivelmente, uma das maiores lacunas na série Pro Evolution Soccer é a ausência de  importantes ligas licenciadas. Em contraste, o rival FIFA Football inclui diversas ligas, inclusive a liga Portuguesa. Agora, foi anunciado que PES 2019 irá corrigir essa falta.

O anúncio, curiosamente, não veio nem da Konami nem das suas representações nacionais. Veio directamente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional que anunciou uma parceria com a Konami de modo a representar os plantéis nacionais em PES 2019. Pedro Proença, o Presidente da Liga, fez as honras do anúncio, mencionando que “as equipas de primeira linha do futebol profissional português serão recriadas com grande perfeição”.

Já o representante da Konami, Jonas Lygaard, mencionou que este “é apenas um dos muitos passos que estão dar para elevar o PES a novos patamares”. Será esta uma indicação que mais ligas importantes poderão juntar-se? É bem possível, já que Lygaard acrescentou que este “será o mais poderoso jogo de sempre, disponibilizando mais ligas oficiais e clubes do que nunca”.

Esta é uma óptima notícia para os fãs de PES, mas também um sério sinal para a série FIFA Football. Apesar de conter diversas ligas licenciadas, a série da EA Sports não trata todos os campeonatos nacionais com o mesmo rigor. A Liga Portuguesa, por exemplo, tem muito poucos jogadores fielmente representados, algumas equipas em falta, estatísticas incorrectas de jogadores e nenhum estádio está devidamente replicado. Já para não falar na ausência de comentários em Português.

Esta é uma excelente oportunidade para a Konami recuperar jogadores, depois de diversos anos a perder para o seu rival. No passado, PES foi líder incontestado e estas novas licenças podem ser o catalisador de uma recuperação bem vinda. Basta que tratem as novas ligas com o rigor necessário. Os fãs agradecem.