Parece que Middle Earth: Shadow of War terá microtransacções

169

Este novo esquema pressupõe que caixas de loot possam ser compradas com dinheiro virtual… ou real.

Sim, leram bem. Ao que tudo indica, Middle Earth: Shadow of War terá um esquema de compra de elementos com base em dinheiro virtual… ou real. Este esquema surge com o novo sistema de caixas de loot que oferece bónus para Talion e o seu exército de Orcs.

Diversos itens de bónus podem ser ganhos no interior de caixas que podem ser compradas com dinheiro virtual ganho em jogo. Estas caixas surgem em duas variantes: Loot Chests e War Chests. Este é o conteúdo que as caixas poderão conter:

 

  • Loot Chests: Contém equipamento, entre armaduras e armas de diversas raridades. Todas as peças melhoram as habilidades de Talion. Também podem conter boosts de XP para mais rapidamente evoluir a personagem.
  • War Chests: Contém Orcs de diversas habilidades e capacidades (e raridades) para o exército de Talion. Também podem conter “training orders” para melhorar alguns Orcs já existentes.

Além destas caixas, que podem ser de prata, ouro ou mithril, podem também ser comprados à parte mais boosts e mesmo pacotes que contém Loot Chests, War Chests e boosts agrupados. Como já dissemos, todos estes bónus podem ser comprados com Mirian, a divisa de jogo, ganha ao derrotar Orcs específicos, desfazendo equipamento indesejado e encontrando caixas escondidas pelos mapas.

Vejam este stream da produção para entender melhor como se processará este novo sistema de loot e o esquema de transacções.

Contudo, tanto estas caixas, como novos Orcs para o nosso exército também podem comprados usando Ouro. Esta outra divisa até pode ser ganha atingindo determinados objectivos em jogo. No entanto, os mais ansiosos podem comprar bundles de ouro via PlayStation Store, Xbox Store ou Steam, no que efectivamente se traduz em microtransacções.

No rigor, porém, este esquema não resulta propriamente num vulgar “pay to win” tão negativamente associado a este tipo de transacções. Todas as caixas podem ser adquiridas em jogo, sem necessidade de pagamentos adicionais de dinheiro real, afinal. No entanto, como é possível recrutar novos Orcs para o exército com Ouro, o novo sistema de Némesis parece perfeitamente redundante, uma vez que a troco de uns Euros/Dólares, podemos formar um exército com pouco esforço.

No rigor, a existência destas microtransacções irá favorecer os que desejam mais e melhor loot de forma rápida e sem grande esforço, talvez até ignorando a jogabilidade do novo título. O pior desta situação é que este esquema pressupõe que o jogo esteja permanentemente online para gerir este esquema financeiro. E isso levanta muitas outras questões, como roubos de divisa, hacking, perdas de ligação e tantas outras questões.

Para quê complicar Monolith?

 

 

 

 

 

Middle-earth: Shadow of War será lançado a 10 de Outubro para PlayStation 4, Xbox One e PC.