Obsidian Entertainment e InXile Entertainment adquiridas pelos Microsoft Studios

152

A Obsidian é uma aquisição importante, sendo uma das melhores nos RPGs.

Se vos perguntarmos se conhecem a inXile Entertainment, talvez não a conheçam. Agora a Obsidian Entertainment é sobejamente conhecida na indústria. No evento X018 foi anunciado que estas duas empresas passam agora a fazer parte dos Microsoft Studios.

Começando pela menos conhecida. Certamente conhecerão o seu fundador Brian Fargo, um dos mentores originais da mítica Interplay Productions, a produtora de grandes êxitos como os títulos originais de Fallout, por exemplo. Recentemente, a produtora inXile trouxe-nos a série Wasteland e um nosso conhecido Torment: Tides of Numenera. Será uma excelente aquisição para a Microsoft se procura experiência no campo dos RPGs.

Quanto à Obsidian, quase nem precisa de apresentações. Embora se tenha lançado com títulos de peso como Star Wars: Knights of the Old Republic II – The Sith Lords ou Neverwinter Nights 2, o reconhecimento das suas capacidades foi firmado com Fallout: New Vegas e, mais recentemente, com a sua aclamada série Pillars of Eternity. É claramente uma empresa de qualidade, uma vez mais virada para os RPGs.

A aquisição da Obsidian pela Microsoft começou por ser um rumor. Lentamente, foi ganhando forma até esta confirmação. Os dois estúdios não possuíam qualquer vínculo, tendo conotação de estúdios Indie. Ao que parece, continuarão a manter esse estatuto, garantido o mesmo trabalho de criação de experiências RPG de forma independente.

Esta notícia surge na esteira de uma outra que avançámos na E3 deste ano. Nela, a Microsoft também anunciou a aquisição de estúdios, nomeadamente a The Initiative, Undead Labs, Playground Games, Ninja Theory e Compulsion Games. O portfólio de estúdios e de jogos em carteira dos Microsoft Studios, portanto, está a alargar-se a olhos vistos.